terça-feira, maio 06, 2008

Quotidiano

-Foto exclusiva de MEUS ESCAPES- (6.Maio.2008)


Hoje, terça-feira, dia de folga deu para vir até Lisbia por imperativos de saúde, que me obrigaram a fazer novos exames. Como viciado em trabalho – uma “porra” que só me faz escravo das letras, nãol podia deixar de vir até ao jornal onde tenho o alcance à edição no blogue.
E, neste particular de andar fora da rotina urbana, fui até ao Areeiro, lá onde existe um Largo de homenagem a Sá Carneiro, um político que mexeu cordelinhos perigosos e que acabou morrendo num desastre de aviação que, segundo alguns foi sabotado para eliminar o homem do PSD.
Bem, mas essas políticas não são minhas nem quero que sejam. Hoje, dia de folga, estou aqui para referir algo que me sensibilizou e me levou a analisar em pormenor um facto merecedor dos maiores elogios, por não estarem de acordo com os desleixos de, no caso a que me vou referir, do Metropolitano de Lisboa e CP – Caminhos de Ferro Portugueses.
Numa paragem de autocarros deparei com um painel electrónico de informação sobre os tempos de passagens das diversas carreiras: PRAÇA DO CHILE – DENTRO DE 2 MINUTOS; para além de todas as outras carreiras daquele itinerário. Ri-me na dúvida da eficácia. Mas como gosto de falar com verdade dos factos esperei para conferir. Pouco depois: DENTRO DE 1 MINUTO. Não vi nenhum autocarro… até que, quando faltava, 10 segundos para a hora… eis o autocarro a chegar. FANTÁSTCO! Fiquei maravilhado pelo eficácia e precisão. Saquei do meu telemóvel e zás, a foto para ilustrar este post. Ela aí fica. Que me desculpem a falta de qualidade…mas o tempo também não ajudou.


Posto isto, só me dá para criticar a falta de respeito pelos utentes, que a CP e o Metropolitano continuam a demonstrar, dia após dia, com os electrónicos inactivos quanto a infotnação semelhante e, mais grave, a darem informação errada aos passageiros, no que se refere às estações de escala, que já originaram situações como a de uma pessoa sair em Sintra convencido que vai sair nas Mercês (CP) e sair no Marquês de Pombal, convencido que está a sair na Avenida… uma vergonha, por se esquecerem de consertar os sistemas. Nas arruagens da CP, ainda andam afizados os cartazes a anunciar a abertura do tuinel do Rossio a 2 de Fevereiro... estamos me Maio! Não se esquecem, lá isso não, é em aumentar os preços dos transportes. No Metro, então até abusam pondo a circular carruagens em lastimoso estado de conservação… com os assentos gastos, rasgados e imundos. Ora vejam a foto que eu tirei.