domingo, setembro 30, 2007

FREDERICO BARRIGANA

<<<<<<<<<<<<<<<<

MORREU Frederico BARRIGANA
"Mãos de Ferro"
[Carlos Pereira com "O JOGO"]
Ainda eu andava sem saber o que era ser um incortonável adepto do futebol - e não só ... -, e já nessa meninice vivida em minha terra natal (Luanda-Angola) eu ouvia os mais velhos a falar do grande guarda-redes do FC do Porto, BARRIGANA. Até achava imensa graça pelo nome, homólogo de um tal Barrigana que era dono de uma Pensão que albergava gente do povo, gente mais pobre e que precisava de comer, pelo feijão de óleo de palma com chouriço grelhado. Mas não ligava... Fui crescendo e, mais tarde já nos anos 40, ligado a profissão que hoje ainda exerço - jornalista - eu me identifiquei com esse fenómeno de que se falava como um dos integrantes de uma lista de nomes famosos que passaram pelo FCPorto - Pinga, Pedroto, Hernãni, Miguel Arcanjo. Lá longe, nunca o vi jogar. Apenas as suas exibições eram um regalo ouvir pela voz do Amadeu José de Freitas (Emiossora Nacional Portuguesa).
Hoje, volvidos mais de 50 anos, eis-me perante reminiscências para encarar com tristeza a morte de um desportista que mereceu sempre a admiração de seus pares, quer como jogador de clube como de jogador internacional.
O antigo guarda-redes internacional Frederico Barrigana, que alinhou no FC Porto e no Sporting, morreu hoje aos 85 anos, no Hospital de Águeda, vítima de problemas pulmonares. O corpo do antigo guardião, que ficou conhecido como "Mãos de Ferro”, vai estar em câmara ardente na próxima terça-feira, na igreja de Barrô, Águeda, de onde sairá o funeral, às 18,30 horas, para o cemitério local. Nascido em Alcochete, Barrigana começou a sua carreira profissional no Onze Unidos do Montijo, transferindo-se depois para o Sporting, onde esteve apenas uma época. Em 1943 ingressou no FC Porto, onde alinhou 12 temporadas, substituindo o húngaro Béla Andrásik. A sua última participação como futebolista seguiu-se no Salgueiros. Frederico Barrigana, que apenas foi ultrapassado por Vítor Baía como o guarda-redes portista com mais jogos disputados no campeonato, nunca foi campeão pelo FC Porto pois a sua chegada ao clube coincidiu com um período de 16 anos sem títulos nacionais. Dispensado pelo FC Porto no início da época 1955/56, na qual os portistas acabariam por se sagrar campeões, rumou ao Salgueiros onde alinhou três épocas como jogador e iniciou depois a carreira de treinador, função que desempenhou depois no Chaves e Académico de Viseu. Em 1948 estreou-se na selecção portuguesa, onde totalizou 12 internacionalizações.

Vasculhando na internet, não encontrei uma foto de Barrigana como futebolista. Apenas num forum do site AQUI MARIA é que encontrei uma foto onde Barrigana aparece ao lado de grandes futebolistas de outros tempos do FC Porto. Podem ver clicando aí nesse logo que aqui fica e retirei precisamente desse excelente site de uma luso-tailandesa. Vale a pena. Não perca essa maravilha que está na internet. A não perder.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Futebol luso



Voltou o FC Porto competente, como queria Jesualdo, mas não foi coisa que tenha durado muito. Aguentou-se assim, firme e decidido, até ao primeiro golo, sem evitar depois um sono profundo que foi dando ao adversário a ilusão de crescimento, esvaziada a pontapé pelo único homem que não dorme: Lisandro. Clique na imagem a leia a crónica de HUGO SOUSA, da edição de hoje do jornal O JOGO. ----------»»


Nos link's que aqui ficam, gentileza do jornal O JOGO, podem encontrar além das estatísticas do campeonato, muitas outras notícias da actualidade desportiva mundial. É só clicar

sábado, setembro 29, 2007

INTERCLUBE vence PETRO
e consolida liderança
no GIRABOLA'2007


O Petro de Luanda perdeu a melhor oportunidade de lutar pelo título do GIRABOLA, principal prova do futebol angolano, ao ser derrotado esta noite frente ao Interclube por 1-0, em jogo disputado no Estádio 22 de Junho, em Luanda (capital de Angola) e pontuável para a 24ª jornada - antepenúltima da prova.
Pedro Henriques, o ponta-de-lança dos comandados por Carlos Mozer, subscreveu a vitória quando eram decorridos 49 minutos.

Os pormenores do jogo - em que os comandados por Bernardino Pedroto dizem, mais uma vez, adeus ao título da prova -, podem ler AQUI , no site da ANGOP- Agência de Notícias de Angola. [Foto: gentileza ANGOP]



sexta-feira, setembro 28, 2007

Recordar é Viver
SPORTING, 7- BENFICA, 1

Não estejam os benfiquistas a pensar que eu sou sportinguista. Não. Nem os sportinguistas pensem que estou a fazer bluff. Nada disso. Sou jornalista e, como tal, é que aqui estou a lembrar uma das páginas mais relevantes dos Campeonatos Nacionais. Sou simpatizante consequente do Belenenses e ao nível dos chamados grandes, tenho muitas afinidades com portuenses e, óbvio, simpatixo, também, com os portistas.

Será preciso dizer mais alguma coisa sobre esta histórica goleada?

quinta-feira, setembro 27, 2007

Quotidiano



APRENDER ATÉ MORRER

Hoje, mais uma vez, aprendi mais qualquer coisa, que, de certo modo será muito útil na minha vida futura, muito particularmente nas minhas viagens diárias de comboio da CP, de Algueirão para Lisboa, onde trabalho.
Eram 15h20, quando cheguei à estação. Junto da máquina de venda automática de bilhetes estavam dois funcionários da CP, realizando trabalho de rotina.[ A foto mostra uma máquina semelhante, usada nas estações em Paris. As usadas aqui são mais feias...] O comboio chegaria pouco depois e eu estava já a ficar aflito com a moleza com que eles trabalhavam, dialogando sem se importarem com quem estivesse aguardando, ansiosamente, que o trabalho acabasse, pois perder o comboio por causa da moleza desses funcionários era chato. Perto chegou também uma senhora já de idade avançada.
- Os senhores vão demorar muito? O comboio está quase a chegar…
Os “cavalheiros” nem tugiram nem mugiram… e quando eu me preparava para entrar numa de xingar os “cavalheiros” eles deram o trabalho por concluído.
Todos respirámos fundo… e eu, claro, toca a sacar o meu bilhete, mas com tanto azar que uma das moedas era sempre devolvida, o que arreliava todo o Mundo. Foi, então, quando a senhora a meu lado me ensinou a resolver o problema. Pegou na moeda e toca a riscar com ela na própria máquina…
Espantado fiquei quando a máquina aceitou a moeda e me deu o bilhete.
Olhei para a senhora, agradeci por me ter ajudado e sobretudo ensinado a resolver um problema cuja solução nunca me passaria pela cabeça. Eu bem via, há muito tempo, aqueles riscos marcados nas máquinas, mas pensava que eram actos de vandalismo… Qual quê! Ali é que a malta safa as moedas devolvidas… Grande lição. Aprendemos mesmo até morrer… Ah “ganda velhota”! Não te dei um beijinho na hora… mas aqui o deixo uma beijoca de agradecimento por me teres ajudado a não perder o comboio.

NOTA - Quando é que os "cavalheiros da CP" passam a ser mais simpáticos e mais ajustados às necessidades dos utentes, e em vez de actualizar as máquinas quase em cima da hora em que os comboios chegam e obrigam pessoas a perder o transporte, passam a fazer essas rotinas de trabalho, nos minutos imediatamente a seguir à saída dos comboios. É só inverter o critério para cada uma das três máquinas. É que numa estação onde o utente tem de subir escadas é violento para idosos terem de enfrentar tais situações. É muito chato... e, eu penso que não seria dificil. Nem mesmo serem mais lestos, em vez de não ligarem nenhuma aos utentes, e neste caso que narrei, a uma senhora idosa que estava aflita por recear perder o comboio. - Carlos Pereira

quarta-feira, setembro 26, 2007

Amor e alegria

Hoje, apesar de ter estado num seminário sobre um novo soft instalado no jornal, desde muito cedo - madruguei às 9 da manhã... -, tive pachora e tempo, após terminada a aula, cerca das 16h00, para ir até ao meu cantinho de imagens e vídeos espreitar, sabendo que é certo ali encontrar sempre algo que me seduz. E lá caí, no Photobucket sem me arrepender. Muitas fotos e muitos videos como é habitual. Claro, como eu acho que a vida é para ser vivida com amor e alegria, escolhi um que acredito também vai agradar a quantos me visitarem. Oxalá. Cliquem, apreciem, vejam e evejam esta sensual dança.

Humor

SORRIA... com o RICARDO
- Gentileza SAPO / You Tube -



OPINIÃO ALHEIA

"No sábado, há um Benfica x Sporting. É transparente a inutilidade de um empate. Quem perder, ameaça passar o resto do campeonato a olhar para o FC Porto. Como uma miragem"JOÃO GOBERN - Record (24horas, 26.9.2007, as melhores tiradas).

Pepino ciclista

Angolano "Pepino"
quer entrar
para o Guiness
aos 86 anos


O ciclista angolano Alberto Silva, conhecido como Pepino, pretende, aos 86 anos de idade, inscrever o seu nome no Guiness, como detentor da marca mundial da hora no seu escalão, feito que ainda não está registado no livro de recordes. O veterno ciclista, que completa 86 anos em Outubro. É uma coisa inédita, disse à Agência Lusa o director do "Pepino Challenge", Rui Câmara e Sousa, amigo e empresário do ciclista, que percorre normalmente 50 quilómetros duas vezes por semana. Rui Câmara e Sousa disse à Agência Lusa que Pepino percorreu 512 quilómetros, em 12 dias, com uma média de 35 a 40 quilómetros por dia, entre Benguela e Luanda, para entregar uma carta ao presidente angolano, José Eduardo dos Santos, a pedir apoio para a iniciativa e mostrar que é possível praticar desporto na cidade. O Pepino parece e pensa que tem 50 anos, mas já tem mais de 80, disse Rui Câmara e Sousa, garantindo que as informações médicas mostram que é um caso excepcional e que em Angola o Pepino é tão conhecido como o Eusébio e até lhe chamam-lhe o Mandela angolano. A Federação Angolana de Ciclismo (FACI) vai propor à União Ciclista Internacional (UCI), num encontro "had-hoc" a realizar entre hoje e 30 de Setembro, em Estugarda (Alemanha), a inclusão do "Pepino Challenge" no calendário internacional. Será uma prova de estrada com cinco classificativas, dependendo das condições impostas pela UCI, com uma média de 35 quilómetros por etapa, com um prémio de 50 mil dólares para o vencedor do escalão entre os 80 e 85 anos, explicou o secretário-geral da FACI, João Francisco, reiterando a intenção de organizar um contra-relógio, entre Benguela e Lobito para estabelecer o recorde da hora.

O "Pepino Challenge", para ciclistas com mais de 60 anos, ligará Benguela a Luanda com ciclistas. Queremos ser os melhores numa especialidade e a única pessoa que nos pode fazer isso é o Pepino, frisou João Francisco. Para o empresário e amigo, Rui Câmara e Sousa, o ciclista, que completa 86 anos a 24 de Outubro, só não está em forma quando não faz 100 quilómetros de bicicleta por semana. Segundo Rui Câmara e Sousa, apesar dos contactos estabelecidos na Europa e no Brasil, a dificuldade na organização está em cativar ciclistas para a prova, porque, nesta idade, estão habituados a fazer pequenas brincadeiras de cinco a 10 quilómetros.

terça-feira, setembro 25, 2007

Futebol | Scolari

SCOLARI
com apoio total
da Federação

Fonte – Rádio TSF - No final de uma reunião de várias horas, na sede, o presidente do organismo,Gilbreto Madaíl afirmou que a direcção confia no seleccionador nacional e no grupo de trabalho e por isso decidiu por unanimidade colocar-se ao lado de Luiz Felipe Scolari.

A Direcção da Federação Portuguesa de Futebol [FPF], reconheceu que a agressão do seleccionador nacional ao sérvio Dragutinovic, no final do Portugal-Sérvia, de apuramento para o Europeu de 2008, não devia ter acontecido, mas deixou claro que não é ingrata. Depois de uma longa reunião, a Direcção da FPF anunciou que condena a atitude agressiva de Scolari contra Dragutinovic, mas considera que a pena aplicada pela UEFA é excessiva e por isso apoia o recurso apresentado pelo seleccionador nacional.

"A pena (quatro jogos e 12.000 euros de multa) é excessiva e, por isso, vamos apoiar Scolari no seu recurso", adiantou o presidente da Federação Portuguesa de Futebol [FPF], afirmando que vai ser disponibilizado apoio jurídico ao técnico brasileiro, Luís Felipe Scolari.
Gilberto Madaíl aproveitou também a ocasião para "desmentir contactos com qualquer treinador para suceder" a Scolari.


ÚLTIMA HORA - Scolari em Nyon
O Seleccionador Nacional será ouvido na Sede da UEFA a 4 de Outubro. Gilberto Madaíl acompanhará Scolari na qualidade de Presidente da FPF.

Angola - ONU

Chefe de Estado
fala na ONU
sobre os desafios angolanos

Fonte: Jornal de Angola (Santos Vilola)
Carlos Pereira com Angola Digital

O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, vai discursar hoje durante 15 minutos na 62.ª sessão ordinária anual da Assembleia das Nações Unidas (ONU). A intervenção do Chefe de Estado angolano, marcada para as 17 horas locais (22h00 em Angola; 23h00 em Portugal) e de outros estadistas mundiais, vai abrir o debate geral da sessão da Assembleia-Geral, cujo fim está previsto para o dia 3 de Outubro.
Os dias 25 e 28 serão marcados por intervenções de representantes de mais de cem países membros da ONU presentes. A nível da região austral do continente africano, o Malawi será o primeiro a intervir, seguindo-se a África do Sul, Angola e Lesoto.
A Zâmbia, Botsuana, Suazilândia, Moçambique e Zimbabué intervêm no dia 26, quarta-feira. A Namíbia será o último da SADC a intervir, no dia 3 de Outubro.
Ontem, José Eduardo dos Santos participou na reunião de alto nível sobre Mudanças Climáticas, reunião perparatória para a próxima conferência da ONU sobre o assunto, que se realizará no Bali e Indonésia, em Dezembro próximo, como preliminares para se iniciarem as negociações de um acordo que vai suceder o Protocolo de Quioto, tratado ambiental discutido e negociado na cidade japonesa com o mesmo nome em 1997.
À margem da 62.ª sessão da Assembleia-Geral será realizada uma cerimónia de assinatura de tratados internacionais com o objectivo de mobilizar os Estados-membros para a assinatura e depósito de instrumentos de ratificação e adesão. Esta actividade, que acontece entre os dias 25 e 27 de Setembro e nos dias 1 e 2 de Outubro, será presidida pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

segunda-feira, setembro 24, 2007

mensagem

domingo, setembro 23, 2007

Síntese de Notícias

Avram Grant estreou-se este domingo com uma derrota no comando técnico do Chelsea. O sucessor de José Mourinho viu a sua equipa perder com o Manchester United, em Old Trafford, por 2-0. [Diário Digital]

O FC Porto soma e segue na Liga portuguesa. A equipa de Jesualdo Ferreira venceu fora o Paços de Ferreira por 0-2, graças a dois tentos de Lisandro Lopez. Os campeões nacionais comandam com 15 pontos..[Diário Digital]

Nos link's que aqui ficam, gentileza do jornal O JOGO, podem encontrar além das estatísticas do campeonato, muitas outras notícias da actualidade desportiva mundial. É

Jorge Andrade lesionou-se no joelho esquerdo este domingo, aos 54 minutos do jogo da Juventus no Olímpico de Roma, e o treinador Cláudio Ranieri teme que a época tenha terminado para o defesa. O internacional português lesionou-se precisamente no mesmo joelho que o afastou da fase final do Mundial-2006 e as suspeitas apontam para que a lesão seja a mesma que o impediu de representar a selecção portuguesa na última competição. [Maisfutebol]


girabola'2007
O Interclube consolidou a liderança do girabola'2007, após vencer hoje, no Estádio do Ferrovia, no Lubango (Planalto da Huila-Angola), o Benfica do Lubango, por 1-0, no jogo da 23ª jornada. Com este resultado, os "polícias" da capital angolana, que marcaram o golo que consolidou a liderança na prova, aos 52 minutos, rubricado por Lucas Wango, somam agora 48 pontos, contra 44 do 1º de Agosto - segundo classificado -, que venceu nesta ronda o Benfica de Luanda, por 2-0. Com [ANGOP] ---> LEIA MAIS



BRASILEIRÃO

Desde o início da partida, o Palmeiras mostrava-se melhor e Felipe mostrava que seria o nome do jogo. Nen faz o gol único da partida e coloca o Corinthians de volta à zona de rebaixamento
VEJA AQUI IMAGENS EXCLUSIVAS

DA GLOBO-ESPORTES



sábado, setembro 22, 2007

Mulher atrevida

ANA PAULA OLIVEIRA
a mulher-do-apito
e da Playboy



FIFA chumba

Enveredou pela arbitragem há muitos anos e ganhou algum estatuto como bandeirinha (fiscal de linha). É brasileira e todo o mundo a conhece, ou não tivese ela a ousadia e descontração de acumular a função que obriga a zelar pelas Leis do Futebol, a função onde a sensualidade ocupa lugar que rende muito mais do que aquilo que o futebol lhe confere.

E que ninguém leve isso a mal. A transparência da sua vida é um testemunho que credita honestidade ao seu percurso neste Mundo de surpresas, onde a mulher embora seja concorrente ao lado de homens, é, e será sempre, MULHER. Conheça a razão que levou a FIFA a reprovar a prova-teste efectuada esta semana.

Leia mais AQUI


sexta-feira, setembro 21, 2007

O tema actual





CLIQUE NA IMAGEM
e saiba tudo sobre
a rescisão de contrato
com o
CHELSEA

O momento que José Mourinho vive - pesem os milhões que recebeu -, não é o melhor. Longe da pressão do fuebol, ele profissional exigente, honesto e dedicado sofre longe da pressão do futebol. Vai repousar longe. Talvez no Brasil. Voltará e quando isso acontecer ele já saberá a qual das portas se dirigirá para regressar ao futebol europeu. Qual? Nem ele ainda sabe... mas, tem certa inclinação de certeza: ESPANHA, ITÁLIA, ALEMANHA? Só ele sabe. Se Scolari caísse... seria, de certeza, Portugal, embora a qualificação para o Euro'2008 esteja comprometida. ESPEREMOS!



Selecção de Portugal interessada em Mourinho - refere jornal russo TVOI DEN - em entrevista concedida pelo empresário Jorge Mendes, e divulgada pela angência angolana de notícias ANGOP.

LEIA AQUI



quinta-feira, setembro 20, 2007

Scolari punido

foto:ASF

UM MURRO MAL DADO
VALE 12 MIL EUROS
E MAIS
QUATRO JOGOS

Luiz Felipe Scolari, seleccionador luso que foi protagonista de agressão ao jogador sérvio Dragutinovic, no final do jogo entre Portugal e a Sérvia (Euro'2008), foi hoje suspenso pela comissão disciplinar da UEFA por quatro jogos, castigo acrescido de uma multa de 12 mil euros (36.000 Reais apx).

Scolari, tem três dias (após recepção oficial dio castigo) para recorrer e já afirmou que o vai fazer, e a Federação Portuguesa (FPF) considerou o castigo muito pesado, tendo já agendado uma reunião para análisar a situação do treinador e o que poderá fazer para tentar atenuar a decisão da UEFA. Sem poder contactar com a selecção nos próximos quatro jogos, a qualificação do seleccionado luso fica exposta a certos riscos...e, de repente, a FPF não tem ninguém para ficar no banco... (ocorre-me de novo o que já escrevi noutro post: Mourinho pode assumir... nem que seja, num gesto de "patriotismo absoluto" e de camaradagem expressa em solidariedade, pois não o vejo como oportunista.)
Por outro lado, o sérvio Dragutinovic foi suspenso por dois jogos.
Sendo FELIPÃO,brasileiro,o caso ganhou foros sensacionais nas edições on-line, em terras de Vera Cruz... onde até se fizeram sondagens sobre a justiça do castigo aplicado, cujo resultado é engraçado. Veja neste link e tire as conclusões que quiser...
CLIQUE NA IMAGEM

Acontecimento insólito


ASSALTADA, SEQUESTRADA E SILENCIADA
MUKHTARAN BIBI
RESISTIU
E É UM EXEMPLO DE BRAVURA

Não me admira porque o governo paquistanês não consegue pegar Osama bin Laden. Ele está muito ocupado perturbando, detendo – e agora sequestrando – uma vítima de estupro por ousar protestar e planejar uma visita aos EUA.


O hediondo crime cometido de assalto violento sobre uma paquistanesa, numa aldeia tribal,no Paquistão,ocorrido este ano, salvo erro em Junho, tinha passado ao lado. Hoje, na habitual volta pela Google quis saber o que teria acontecido com MUKHTARAN, e deparei com o impossível de pensar existir neste nosso Século XXI. Estou em crer que muitos dos meus visitantes não se aperceberam. tal como eu não me apercebi naquela altura, deste acontecimento terrível que correu Mundo. Esta a razão que me leva a editar esta retrospectiva , com recurso ao correspondente do edição “Último Segundo”, com o texto da autoria de Nicholas D. Kristof, onde se lê:
"No Outono passado eu escrevi sobre Mukhtaran Bibi, uma mulher que foi sentenciada por um conselho tribal no Paquistão a ser estuprada por várias pessoas por uma infracção supostamente cometida por seu irmão. Quatro homens estupraram Mukhtaran, e então os lideres da vila a obrigaram a voltar para casa quase nua na frente de uma plateia de 300 pessoas."

Saiba como tudo se passou. LEIA AQUI

E, agora, não perca também as imagens do REFÚGIO DE MUKTARAN, que aqui deixo ao vosso dispor, com créditos ao THE NEW YORK TIMES, neste vídeo onde pode encontrar-se a verdade do sofrimento desta heroína.
VEJA AQUI A NÃO PERDER.
CRONOLOGIA DO ACONTECIMENTO
ATRAVÉS DA EDIÇÃO ON-LINE
DO JORNAL "O JOGO"

09:29 - Futebol - Inglaterra
Imprensa inglesa destaca saída de Mourinho e explica razões do "divórcio" com Abramovich

As edições electrónicas dos jornais ingleses destacam hoje a saída de José Mourinho do comando técnico do Chelsea, apontando alguns dos possíveis sucessores e dando explicações para o "divórcio" com o russo Roman Abramovich, proprietário do clube.
O Times anuncia que José Mourinho saiu "dramaticamente" do Chelsea, depois de um derradeiro confronto com Abramovich, embora refira que as últimas informações sugiram que o técnico foi despedido e não se demitiu.
De acordo com o jornal, o empresário de Mourinho, Jorge Mendes, deverá estar hoje em Londres a negociar a rescisão do contrato, o qual, acrescenta, envolve uma soma avultada, uma vez que o treinador tinha contrato até 2010.
O Daily Mail escreve que José Mourinho chocou o mundo do desporto ao enviar mensagens para os telemóveis de alguns dos seus jogadores anunciando a saída do clube. O jornal, que refere os rumores de que o técnico foi despedido, acrescenta que Mourinho comunicou aos jogadores que hoje iria ao estádio para se despedir deles, ao fim de três anos de permanência, que resultaram em dois títulos consecutivos e num segundo lugar.
O Daily Mail manifesta a sua incredulidade ao anunciar que o dono do Chelsea está a pensar no espanhol Juande Ramos, "o técnico que dirigiu o Sevilha na derrota de 3-0 com o Arsenal" na noite passada, para substituir Mourinho. O matutino inglês acrescenta que Ramos recusou uma proposta do Tottenham no mês passado, acrescentando que na altura se afirmava que estaria à espera de um convite melhor.
O jornal diz também que parece inacreditável que Mourinho saia do clube a dois dias do jogo contra o Manchester United em Old Trafford, um dos principais desafios da liga inglesa. Para o seu lugar, diz que Abramovic vai certamente voltar a tentar o holandês Gus Hiddink, de quem é amigo, que actualmente dirige a selecção russa.
No Guardian escreve-se que "de forma espantosa" José Mourinho pôs termo ao seu "reino de três anos no Chelsea", uma demissão que "constituiu um gigantesco desapontamento para os jogadores" e que “irá chocar os adeptos do clube".
De acordo com o jornal, o director para o futebol, o israelita Avram Grant, cuja entrada em funções no Verão tinha tido a oposição de Mourinho, deverá orientar a equipa no jogo com o Manchester United em Old Trafford, no sábado.
O Daily Telegraph diz que Mourinho de demitiu depois de mais uma discussão com Abramovich, a quem acusava de interferência nos assuntos da equipa. O jornal explica que um dos motivos do crescente descontentamento de Mourinho era a contratação de Andrei Shevchenko, um jogador admirado pelo dono do clube, que o queria pôr a jogar.
O tablóide The Sun anuncia que o Chelsea confirmou a saída de José Mourinho, uma demissão que observadores tinham considerado possível ao verem o "ar abatido" do técnico português na quarta-feira, no lançamento de um DVD sobre o clube, no qual é elogiada a intervenção de Abramovich no clube londrino.

10:54 - Futebol - Inglaterra
Chelsea confirma saída e Mourinho despede-se de jogadores e pessoal

José Mourinho chegou há momentos ao Centro de Estágio do Chelsea, em Cobham, nos arredores de Londres, onde está nesta altura a despedir-se dos jogadores e restante pessoal do clube londrino. O clube de Abramovich emitiu já um lacónico comunicado em que refere “O Chelsea e José Mourinho chegaram a acordo para a rescisão amigável do contrato do técnico”. De momento, nada mais se sabe. As especulações são muitas, quer no tocante ao substituto de Mourinho, quer ao que será o futuro do técnico português. Para já, o treino matinal do Chelsea será dirigido pelo adjunto inglês da equipa técnica que José Mourinho liderava, Steven Clarke, e não é de descartar a hipótese outro homem da casa, o israelita Avram Grant vir a ser nomeado treinador-principal nas próximas horas. No mais, há que esperar os próximos desenvolvimentos em clubes como o Barcelona ou o Real Madrid, ou mesmo na selecção portuguesa para se poder indiciar com mais precisão qual a trajectória futura de Mourinho.

11:21 - Futebol - Inglaterra
Avram Grant no lugar de Mourinho


O Chelsea acaba de anunciar no seu “site” oficial que Avram Grant e Setve Clarke formarão a equipa técnica do clube a partir de hoje, depois da saída de José Mourinho. O clube não dá mais informações sobre o assunto, nem diz durante quanto tempo se prolongará esta situação que, tudo indica, terá um carácter definitivo. Avram Grant chegou a Stamford Bridge esta época, pela mão de Roman Abramovich, dono do clube. Ex-seleccionador de Israel, foi contratado para director do departamento de futebol e são conhecidas as queixas de Mourinho pelas tentativas de intromissão de Grant na área técnica e pelos seus comentários desagradáveis quanto à forma como a equipa jogava. Quanto a Steve Clarke era o adjunto inglês de Mourinho e o único elemento da equipa técnica que não tinha sido levado para Stamford Bridge pelo treinador português.

16:06 - Futebol - Inglaterra
Saída de Mourinho provoca manifestação em Stamford Bridge

A saída de José Mourinho do Chelsea está a provocar inúmeras reacções em Inglaterra e os adeptos do clube convocaram para esta tarde, pelas 18,00 horas, uma manifestação para expressarem o seu sentimento sobre a situação do clube. A manifestação vai decorrer em Stamford Brdige, às portas do estádio. Recorde-se que Mourinho rescindiu com o Chelsea esta madrugada, ao fim de três anos de ligação ao clube em que foi duas vezes campeão inglês, ganhou uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga e uma Supertaça inglesa. O clube anunciou, entretanto, que o cargo de treinador será assumido pelo israelita Avram Grant, a propósito de quem Pat Nevin, antigo jogador do Chelsea já referiu: “O Avram Grant vai ser tão bem recebido como a Camilla no memorial da Diana…”

MOURINHO NO BARCELONA

Nenhuma agência noticiosa divulgou a notícia, nem a informação foi recolhida em fonte fidedigna. Nem eu sou relação priveligeada junto de José Mourinho para aqui noticiar este caxa jornalística. Apenas, conhecedor do percurso do nosso compatriota, inteligente, personalidade que funciona sempre na vertical, e, porque não serão ofertas milionárias que farão Mourinho entrar em despiques do "quem dá mais"... e optar por este ou aquele emblema, eu, de repente, só vejo no imediato três hipóteses: BARCELONA, REAL MADRID e SELECÇÃO NACIONAL. Neste último caso, ainda que o palpite seja muito arriscado uma vez que Madaíl já afirmou que o lugar de Scolari não está em jogo... ainda, poderá surgir alguma novidade, ainda maior, e Mourinho acabar por ficar em Inglaterra. Quem está a chorar a sua saída e Inglaterra é o Primeiro-ministro inglês. - Carlos Pereira



quarta-feira, setembro 19, 2007

LER PARA MEDITAR

NO COMBOIO
DA
LINHA DE SINTRA
Dois dias longe da azáfama laboral, deixam uma pessoa com saudades do comboio, do metro, dos empurrões nos apeadeiros e, sobretudo, das gente com quem nos cruzamos no quotidiano e só não dizemos “ olá, como está” porque, infelizmente, nesta terra raramente eu tenho encontrado reciprocidade na minha maneira de estar na sociedade, habituado que fui a respeitar e a ser uma pessoa social. Gosto de conversar pois foi desta forma que eu muito aprendi e consegui evoluir, Mas, já tenho receio de manifestar-me perante as pessoas – mesmo perante aquelas que todos os dias, à mesma hora eu me cruzo nos meus andares para o trabalho.
Tive saudades. E, hoje, ao entrar no comboio, num dos lugares vagos, estava um exemplar do Destak, um dos gratuitos lisboetas.
Olhando pela síntese noticiosa – bem elaborada para o tipo de jornalismo moderno (?) que incide numa actualidade que puxa para o drama -, fiquei, durante aqueles 40 minutos de viagem, a matutar nalguma dessa actualidade e nas reacções pessoais que me provocaram.


• Novo Código do Processo Penal (CPP) desde que entrou em vigor em Portugal, foram já libertados 120 presos preventivos, entretanto sujeitos a coacção alternativas. Um dos libertados foi um condenado a 12 anos de cadeia pelos abusos sexuais a um menor, que causaram a morte da criança deficiente de seis anos. Libertado sujeito a duas apresentações semanais na esquadra de polícia mais próxima do local onde reside. E, ainda não estão todos eles a gozar de liberdade.

Nem me atrevo a comentar. Mas, baixei o jornal, meditei. Uma lágrima queria saltar mas eu consegui evitar minha raiva. Se a vítima fosse meu filho… quem ia para a cadeia era eu e depois esperava pelos benefícios do CPP, para poder dormir descansado em minha casa, tomar a minha bica no Café da frente, atravessar a rua e apresentar-me no posto de Polícia que fica mesmo em frente à minha casa. Devem existir argumentos para justificar este Código, mas para já deve ter sido para o governo um aliviar despesas com tantos presos… quantos milhões por ano? Só fazendo as contas...

FOTO-RANGER DE DENTE
• A chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou que aceita receber o Dalai Lama. O governo de Pequim voltou ontem a criticar o encontro de altos responsáveis políticos com o líder religioso tibetano.
Para bom entendedor… basta para perceber porque é que o governo socialista, liderado por José Sócrates, não recebeu aquela alta individualidade, Prémio Nobel da Paz, durante a estada em Portugal.

Pois, então, porque havia de ser? Talvez se houvesse o Nobel da Guerra…as portas se abrissem como se abriram de par em par, no conluio dos Açores, em que participou o então primeiro-ministro Durão Barroso.
Entretanto, o primeiro-ministro português esteve na Casa Branca,
onde foi recebido com todas as deferências pelo presidente americano, George Bush, para discutir a coordenação entre os EUA e a EU sobre o Afeganistão, o Médio Oriente e o Kosovo, na dupla qualidade de pm de Portugal, este foi o primeiro encontro oficial com GB, na Casa Branca. Desta forma os Estados Unidos (compreenda-se GB) reiteraram as boas relações com Portugal, um dos países que apoiaram (Base das Lajes, dos Açores) as guerras fomentadas pela América nos Continentes longínquos sob pretextos falsos de combate ao terrorismo e posse de armas ilegais, casos da desastrosa invasão do Iraque… tal e tal.

Foto livre GALERIA SAPO

sábado, setembro 15, 2007

ESTAMOS EM FIM DE SEMANA...
e é bom esquecer as chatices (xatices)
e sorrir, ou rir para descontrair.



Foi este vídeo que eu fui buscar ao BLOGGER que me ajudou a deixar para trás alguns acontecimentos que são a "berra" da sociedade e me deu ensejo para ponderar sobre o que eu constatei e me deixou triste. Explico: O problema que Felipe Scolari arranjou com a cena lamentável de que foi protagonista que todo o mundo já conhece, serviu a uns jornalistas camuflados, atirar lenha para a fogueira dos ódios de estimação que nada implicam com o descontrolo do seleccionador de Portugal. Mas que disso se serviram para tentarem denegrir a imagem do presidente do FC PORTO, Pinto da Costa.

Reproduçãom com a devida vénia Com tamanho destaque, num jornal que conquistou credibilidade ao longo de sua existência na tribuna dos diários desportivos portugueses, acreditar seria óbvio. Eu, francamente, como jornalista há mais de 50 anos, não acreditei e até achei que a "paragona" ainda que verdadeira, não pretigiava o jornal.
Adiante e resumindo: O Dr. Gilberto Madaíl, em comunicação directa pela TV, na ocasião para abordar o caso Scolari, desmentiu categoricamente que tivesse sido pressionado por Pinto da Costa. Na Internet, o clube também desmentiu. Pinto da Costa, ao que se noticiou, vai processar o jornal. Entretanto, hoje, o Director do Record, Alexandre Pais, escreveu sobre “AMORES E ÓDIOS”, que ao leitor leigo não dá para entender oq eu quer dizer, por falta de objectividade, o que não é a que me hatuou. Sempre o leio e apreciei…, mas desta vez creio que um dia, mais adiante, o jornal vai ter outro director, pelos motivos a que se referiu. Respigo, apenas, a parte final do “Passe Curto” de hoje: “ … por isso me orgulho de tudo o que se escreveu aqui sobre o triste caso protagonizado por Scolari. Melhor: sinto que os leitores se puderam rever no seu jornal. (Eu não… e fiquei triste).
Noutra página, a nr. 2, nas colunas do “MINUITO 0”, o Director adjunto, NUNO FARINHA, escreveu subordinado ao título: “A VERDADE”, e, também se referiu ao caso Pinto da Costa, a rematar a sua croniqueta: “Sobre a manchete feita ontem pelo Record, uma só ideia: acreditamos (no plural) nos nossos jornalistas. (Ora bem… então não havia de acreditar?). Até lhe ficaria mal não acreditar, uma vez que o jornal das suas 48 páginas, não teve espaço para, em meu entender escrever aquilo que teria escrito – sofrendo as consequências disso, mesmo que fosse criar inimigos e arriscasse o despedimento, mas, em meia dúzia de linhas, eu divulgaria o nome do jornalista que conseguiu informação tão importante e, até - para que o jornal não passasse (como passou…) por aquilo a que “seus leitores se pudessem rever” -, citaria a fonte, porque, neste caso, o segredo… só iria encobrir a verdade da origem. Bem, neste caso a fonte, até pode ser fidedigna (FPF…) e, por isso mesmo, o Record só iria reforçar o seu prestígio e, então sim… as vendas iriam aumentar. Será que, estando Pinto da Costa a ser investigado, ele teria a ousadia de usar o telefone (que estará de certeza sob escuta) para se envoler em tão melindroso caso? É preciso ser-se muito ingénuo… para se cair numa esparrela dessas. E, como jornalista, eu nunca acreditaria, pois ao acreditar, estaria a esquecer-me de que as escutas telefónicas estão na ordem do dia…
Bem, pode ser que em tribunal… as escutas apareçam… - Carlos Pereira

O assunto, com a oportunidade que reconheço a Fernando Santos, Director Adjunto do jornal O JOGO, foi escalpelizado coerentemente no Editorial: “Há quem queira abater Pinto da Costa sem olhar a meios. Vale tudo? Parece que sim, mas não”. Leia aqui TELEFONEMA

Se está a acompanhar a LIGA LUSA, aqui deixo os links onde poderá encontrar tudo sobre a jornada e muito mais, numa deferência do jornal O JOGO

sexta-feira, setembro 14, 2007

SEXTA-FEIRA... nada santa!



Entre isto e aquilo, quero dizer: os McCann a quererem gozar com os investigadores portugueses, convidando-os a irem a Inglaterra buscar o diário da lady; aquilo, quero dizer: o Scolari meteu-se numa embrulhada tal que não se deve safar desta por ter reagido à sua atitude negativa tarde demais... a Federação já anunciou pela voz do seu presidente Madaíl, que será feito um rigoroso inquérito - depois do próprio Madaíl ter dado um voto de confiança ao técnico, segundo este afirmou em entrevista na "Grande Reportagem" da RTP1. Por outro lado, a UEFA, deverá pronunciar-se até quarta-feira da próxima semana. Scolari vai ter um elevado prejuizo material...


... o que mais me preocupou hoje, foi a notícia da GLOBAL NOTÍCIAS - o novo gratuito lisboeta -, que dá conta de ter chegado a Portugal a GRIPE DAS AVES. A doença foi detectada em patos destinados à caça em duas explorações de produção, em Tomar e em Vila Nova da Barquinha (Zona Centro), tendo os animais portadores do virus H5N2 abatidos. O Ministro da Agricultura luso afirmou que "os resultados são positivos de genoma do vírus da gripe das aviária do subtipo H5N2 de baixa patogenicidade".
Como medidas imediatas, sendo impossível determinar o número de patos aue integral as referidas explorações, por serem ao ar livre, as aves que se encontram nos locais estão a ser abatidas. As medidas de vigilância estão em vigor, - garantiram responsáveis do Ministério da Agricultura.
  • Imagem - CRÉDITOS - O Sabor das Palavras. blogspot

quinta-feira, setembro 13, 2007

OS ULTIMOS ACONTECIMENTOS

MADDIE, SCOLARI E DALAI LAMA
Com tantos acontecimentos importantes, meus pensamentos baralham-se perante a necessidade de escolha - caso Maddie a ganhar foros sensacionais, com os McCann a pedirem “provem que matámos a Maddie”, a visita de Dalai Lama, a Portugal (“Trago um sorriso, não quero embaraçar ninguém”)-,
o caso das últimas 24 horas mais evidente em toda a imprensa lusa, mostra o treinador de futebol Felipe Scolari, ao serviço da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), como seleccionador da equipa principal que está na luta pelo Euro’2008. Tudo porque no jogo frente à selecção da Sérvia, realizado no Estádio Alvalade, em Lisboa, os portuguesas deixaram-se empatar depois de estarem a vencer por 1-0 (golo de Simão Sabrosa), golo de empate obtido em nítida posição ilegal (impedimento do sérvio Ivanovic) que o árbitro alemão Markus Merck não assinalou.
É, bem claro que o guarda-redes português Ricardo, pecou (e tem culpas…) pois ficou estático na linha de golo, quando deveria ter saído ao corte, ou, pelo menos, ido ao encontro do adversário.
Mais um resultado muito mau para as aspirações portuguesas, agora em terceiro lugar. Quem joga em contenção dá oportunidades ao adversário – que é inteligente e joga de cabeça fria -, de jogar nos espaços.
Os nervos dominaram e foram a causa da grande bronca em que o brasileiro Scolari ajeitou um soco directo à cara de Dragutinovic, num momento de exaltação. Hoje, em conferência de imprensa levada a cabo na sede da FPF, e, depois, no programa da RTP1 – “Grande Reportagem”, de Judite de Sousa, Scolari retratou-se, foi humilde, sentiu-se arguido e sentenciou o futuro: “DESCULPEM-ME POR FAVOR E FICO ESPERANDO AS DECISÕES DA FPF E DA UEFA. Reconheço meu erro, pois reagi a um insulto e a uma palmada que ele me deu na mão. Agi em defesa de Quaresma e, depois, em minha própria defesa. Desculpem-me” – disse Felipe Scolari, o brasileiro mais famoso seleccionador de futebol.
Para quem nunca viu Scolari a viver e a sofrer no decorrer dos jogos, fui buscar ao YOU TUBE, o vídeo que foi produzido com muita objectividade no Brasil, e que mostra Scolari e mais o seu Grito de Guerra, a partir do banco, registado no decorrer dos jogos em que Portugal defrontou e venceu a Holanda e a Inglaterra... de um passado ainda recente. Vale a pena apreciar para se avaliar o quanto o seleccionador de Portugal vibra durante os jogos… Curioso, podem crer!

quarta-feira, setembro 12, 2007

NUNCA MAIS SABEMOS DE MADDIE

Os McCann não vão usar dinheiro do fundo constituído para financiar a busca da filha Madeleine, desaparecida em Portugal há quatro meses, para pagar despesas jurídicas pessoais no processo, confirmou hoje um porta-voz do casal.
A agência portuguesa LUSA divulgou esta tarde esta notícia sobre a aplicação do montante oficial reunido a favor das averiguações do paradeiro da criança MADDIE.


Por outro lado há notícias que podem levar a que as acções policiais de investigação, cada vez mais convicentes de que há envolvimento familiar na morte (quase dada como certa) de Maddie, à detenção da mãe da criança. O diário da senhora MacCann. Para atrapalhar ainda mais e dispersar ind+icios, o csal agora quer contratar independentes para analisar o tal carro onde foram encontrados amostras analisadas da presença de um cadáver, presumivelmente de Maddie. Pesicólogos já admitiram que, pessoas há que, cerebaralmente, uma mentira enraizada pode levar à crença absoluta de que a mentira é a verdade... Será este o caso dos McCann? Talvez... Tenho conhecimento de um caso de pessoa muito próxima a minha família que sofre desta situação psíquica. Inventa situações em abono de interesses pessoais e acaba por se conmvencer que é a verdade absoluta e por ela luta como se tratade de a verdade pura e simples, sem se aperceber de que a mentira se enraizou no seu cérebro e se tranformou em verdade aparente.
E aproveite estar nesse sítio, na coluna da esquerda, clique nas ÚLTIMAS NOTÍCIAS e conheça os problemas acontecedidos durante e no final do encontra PORTUGAL vs SÉRVIA, que terminou empatado a uma bola... e que, razões que não entendi, levaram SCOLARI A AGREDIR O NR. 3 SERVIO (um dos jogadores mais violentos - levou um amarelo - por entrada dura sobre Petit e que andou enmvolvido noutras quezílias com jogadores portugueses). Mais uma actuação negativa de Portugal...

segunda-feira, setembro 10, 2007

PAIS DE MADDIE VOARAM

JÁ ESTÃO EM INGLATERRA
SOB VIGILÂNCIA

Leia mais AQUI AFP
Hoje foi um dia de derrapagem quase total, sem travões e com a direcção a fugir um pouco das coordenadas de domingo, que obrigam a coberturas extremas até à última hora. Esta a razão da brevidade deste meu post e, até, da falta de rigor nalguns pormenores, como por exemplo, no caso da menina britânica que desapareceu (ou pereceu) no Algarve (Portugal), eu não consegui a tradução das declarações prestadas no Aeroporto de Faro, pelo pai da menina, no momento em que o casal embarcaria para Leicester, domingo de manhã pelas 09h30. O video a que me refiro pode ser visto aqui no MEUS ESCAPES, bastando para isso clicar no link respectivo. Trata-se de uma produção do canal norte-americano CNN, inserido no online de videos livres. Está aí em baixo, à vossa disposição.
Neste relâmpago noticioso, ainda tenho uma informação em primeira mão. O treinador de futebol do Atlético de Portugal, Jorge Paixão, após a terceira jornada do Campeonato da II Divisão lusa, ainda não conseguiu vencer nenhum dos jogos que disputou, alcançando dois empates a zero, com o Pinhalnovense e Odivelas, e, agora foi derrotado pelo Lagoa (Algarve) - um dos promovidos esta temporada - por 2-0 no Estádio da Tapadinha, pertença do Atlético. E, pelo que consegui apurar, a Direcção do Clube encetou negociações de rescisão de contrato. Se calhar ainda vai parar a Faro...
... onde as coisas não vão nada bem - piores que em Alcântara - e, ontem o Louletano averbou a terceira derrota nas jornadas inaugurais do mesmo campeonato. Jorge Portela, treinador, também, deve estar quase a receber a chicotada da praxe... são três derrotas sem marcar golos e, ontem, somou três no confronto com o Pinhalnovense, agora orientado pelo antigo treinador do Atlético, António Pereira. Coincidências!
Está visto que os JORGES estão em maré de naufrágios.... - Carlos Pereira


VEJA AQUI O VIDEO DA CNN


sábado, setembro 08, 2007

FÓRUM DA UEFA


TREINADOR DO FC PORTO
JESUALDO FERREIRA
foi o único de Portugal
a marcar presença no Forum


A UEFA promoveu o IX Fórum dos Treinadores>
de Elite, que decorreu em Nyon (Suiça), sob a presidência de Michel Platini, o jovem presidente que pretende modernizar os sistemas uefeiros e quiz escalpelizar as vertentes em que assentam as suas ideias, no espírito democrátrico que o caracteriza, tendo para o efeito convidado treinadores que estão vinculados a clubes filiados naquele organismo. Entre os de Portugal, apenas Jesualdo Ferreira esteve presente e teve a alegria de ver algo que é resultado do seu trabalho nos campeões nacionais, o FC Porto: o golo que Quaresma marcou ao Chelsea. O Professor Jesualdo, riu ao ver no monitor de TV o genial golo do ciganito e comentou:

Ri-me porque já tinha dito isto, em Portugal, explicando como quero que o FC Porto jogue, e as pessoas entenderam como uma grande novidade. E não é. O domínio de jogo passa pela quantidade de ataques que uma equipa faz e pela eficácia que apresenta. A importância das transições no futebol actual é crucial. Hoje, cada vez mais, têm mais sucesso as equipas que diminuem os tempos de transição”, explicou Jesualdo Ferreira, que acrescentou ter faltado exibir outro golo de Quaresma para provar a teoria, aquele que foi obtido em Moscovo, perante o CSKA".




<---- Foto UEFA que perpetua o evento de 2007


No jornal “Record” d’hoje, página 13, além de conteúdos válidos sobre o Fórum de Treinadores de Elite da UEFA, despertou-me particular interesse a coluna assinada por António Mendes, subordinada ao título “MUITA TRETA NA CONVERSA ANTIGA”.
E, de imediato, conclui ser um ataque a Jesualdo Ferreira, treinador do FC Porto, e uma tentativa para justificar as ausências de Paulo Bento e de José Camacho, treinadores do Sporting e do Benfica, baseando-se no facto de JF ter admitido “não ter aprendido ensinamentos que servissem para o seu trabalho diário”.
Cada um assume as posições e emite opiniões que muito bem entende, e, claro sujeita-se a enfrentar críticas.
Apesar de minha idade avançada já me ter ensinado muita coisa, eu continuo a aprender, todos os dias, com os outros, em simples diálogos com os da minha profissão. E, JF também salientou que acredita que as conclusões do debate de Nyon não vão cair em saco roto. Esta realidade, traduz não só o quanto foi útil ir a Nyon, como permite concluir que a elite de treinadores não registou a presença de PB nem de JC, o que - na hora em que a UEFA procura modernizar sistemas com a juventude de Michel Platini, actual presidente -, foi uma decisão errada. Não por se pretender ir colher ensinamentos, mas por uma questão óbvia de estar numa confraternização ao mais alto nível europeu, ganhando maior prestígio e, acredito, aprender alguma coisa mais. E, se assim não fosse, no final sempre ficariam identificados com quanto se debateram os treinadores da Elite da UEFA, enriquecendo com conhecimento de causa as questões ali conversadas… sem serem no tom clubista e bairrista da treta.
AM, não acredita na UEFA e nas capacidades do actual presidente MP. Alimenta preconceitos ultrapassados pela modernidade, para continuar a derrapar e a alimentar lutas que carecem de boas vontades para que o futebol português se passe a reger pelo bom entendimento entre clubes, dirigentes e atletas. A verdade é que treinadores da Elite europeia,que foram convidados - Bento e Camacho também o foram - Arsène Wenger (Arsenal FC), José Mourinho (Chelsea FC), Ottmar Hitzfeld (FC Bayern München), Roberto Mancini (FC Internazionale Milano), Alain Perrin (Olympique Lyonnais), Jesualdo Ferreira (FC Porto) e Juande Ramos (Sevilla FC) foram os técnicos que marcaram presença no evento, cujas conversas se concentraram em vários pontos do futebol europeu ao mais alto nível.
Bem, cada qual senta-se onde se sente melhor e escolhe o grupo a que pertence: ou ao da ELITE DA UEFA ou ao dos AUTO-EXCLUIDOS.
E é pena. A maioria dos treinadores portugueses perdeu a oportunidade de poderem, no futuro, argumentar sobre os temas ali analisados e desperdiçaram uma soberana oportunidade de valorizar o prestígio dos Clubes que representam e de enriquecerem as suas trajectórias profissionais.
Por estas e outras é que há por aí tantas conversas da treta…e a caravana a passar… carlospereirangola@gmail.com


Pais de MADDIE arguidos




Em toda a minha vida, mesmo aquela que teve lugar na fase crítica da adolescência, circunscrita a um meio de preconceitos e quando ainda a electricidade estava a chegar à rua onde eu morava, lá longe, no Bungo perto do bairro da Mãe Isabel (Igreja da Nazaré), eu me sentia sensível a todas as questões dramáticas que envolvessem crianças. Lembro-me bem da menina Ercília, filha de Joana – lavadeira dos nosso vizinhos -, que foi encontrada na valeta que havia nas laterais da via férrea, no apeadeiro Álvares Maciel. Uma menina de 3 anos. Durante algum tempo eu tive visões que muito complicaram com minhas noites de sono. O tempo deste drama pertenceu à era colonial portuguesa. A linda Ercília, era negra, sua mãe serviçal (lavadeira), sem direitos constituídos para ter o apoio da justiça.
Levou tempo para esquecer. Mas, quase esqueci. Quase, pois, ainda agora, volvidos 68 anos, eu estou lembrado. Lembrado por estar a acompanhar o desenvolvimento do que aconteceu com a menina britânica, desaparecida no Algarve (Portugal) a pequerrucha
MADDIE

Não pretendo vestir batina de juiz e muito menos de advogado. Tenho calça de ganga e camisa vulgar de trabalhador. Mas, como humano, sinto que posso dar à letra quanto me ocorre este caso, principalmente hoje, em que o assunto ganhou foros sensacionais,
com a constituição da mãe de Maddie em arguida, única via para possibilitar à Polícia Judiciária portuguesa um interrogatória de 22 questões que só podem ser feitas a testemunhas constituídas arguidas. Uma porta-voz da família McCann declarou hoje à BBC que Kate McCann foi formalmente constituída arguida pela Polícia Judiciária no caso do desaparecimento da sua filha Maddie. «Eles - disse referindo-se à policia portuguesa - acreditam que têm provas que demonstram que ela de alguma forma está envolvida na morte da filha, o que é completamente ridículo. Eles sugerem que foi encontrado sangue num carro que o casal alugou 25 dias depois de a Madeleine ter sido levado», disse à BBC Justine McGuiness.
Imagem obtida no momento em que a mãe de Maddie saía da Polícia Judiciária, em Portimão, onde mais tarde iria ser interrogado seu marido.
Nessa noite quente de Verão algarvio, em que uma linda menina britânica desapareceu, seus pais, o casal McKenn mais alguns amigos juntaram-se para desfrutarem dos prazeres naturais que uma refeição complementar ao fim do dia sempre convida a apreciações peculiares a quem está gozando férias…e, para isso, o trio da prol fica em casa, aparentemente dormindo. Afirma-se que houve o cuidado paternal de controlar o bem-estar das crianças. Mas, nem assim conseguiram evitar o pior: o desaparecimento da filha mais velha, a MADDIE. Sendo eles um casal com disponibilidades financeiras desafogadas, não seria normal que pais responsáveis se preocupassem em deixar os filhos sob cuidados de alguém? Ou, mesmo para terem a noite toda para quanto as férias convidam, deixando-os em alguma creche? Mas isso não se fez e o drama aconteceu. Na verdade, ainda nada se apurou. O caso, ao longo de todos os meses de Maio a esta parte, tem sido averiguado pela Polícia Judiciária portuguesa – e, também, com a colaboração da Polícia britânica -, com muitas cautelas e em bases sólidas, sem especulações, embora sendo alvo, por vezes, de jocosos insultos da imprensa britânica, que têm gerado autênticas contradições. Finalmente, os resultados das análises que estiveram a ser feitas em Inglaterra, chegaram à Policia Judiciária portuguesa – creio que, apenas, algumas – e o rumo das averiguações rodou 90 graus. Os pais de Maddie estão sob suspeita de homicídio, por haverem indícios conclusivos de contactos revelados pelos cães polícia (britânicos) da mãe de Maddie com odores comprometedores, assim como com o sangue localizado num carro que havia sido alugado, tempo depois do desaparecimento da criança. Se quisermos relacionar dois factos dados à estampa pela imprensa portuguesa, após conhecidos os resultados das análises, penso que pode ter acontecido homicídio. Por acidente ou não. Perante o facto consumado – Maddie morta – teria havido a preocupação de esconder o cadáver (não localizado pelos cães) em lugar bastante seguro, onde se terá mantido durante o largo tempo que decorreu a averiguação, e, quando se achou ser o melhor momento para o remover… foi-se buscar o cadáver da menina, ainda ensanguentado, e lançado algures seguro por onde os cães já teriam farejado e nada terem encontrado. Esta hipótese (minha e sem fundamento real) deixa-me concluir que houve tentativa de CRIME PERFEITO. Por acidente estranho (negligência ou descontrolo paternal…) ou por qualquer outro motivo (... e podem haver tantos…) EU JÁ NÃO ACREDITO QUE MADDIR APAREÇA VIVA!

sexta-feira, setembro 07, 2007

Chupando no canudinho!



HÁ sempre, em cada momento quem viva o lado singular da criatividade e da liberdade de pensamento. Agregando estes factores ao da disponoibilidade de tempo, encontramos, aqui e ali, as certezas de que há sempre quem tenha tempo para expandir suas ideias. ORA POIS!
BOM FIM DE SEMANA, VOS DESEJO!

Chupando no Canudinho - OraPois - Humor, Piadas, Videos, Fotos e Jogos

quinta-feira, setembro 06, 2007

QUOTIDIANO



COISAS & LOISAS
Quarta-feira
A ARTE DA FUGA
Azeredo Lopes, presidente da excelsa ERC, disse o óbvio numa entrevista a Mário Crespo na SIC Notícias: o conceito de “independência” é tão fluido que, quando referido por uns e outros, vai ganhando contornos diversos. LEIA MAIS ---> AQUI


gggggggggggggggggg

O TENOR DO POVO
MORREU HOJE
"Penso che una vita per la musica
sia una vita spesa bene ed
è a questo che mi sono dedicato"

Poucas vezes eu tive oportunidades para ouvir Luciano Pavarotti, o “Tenor do Povo” - como era conhecido pelas camadas sociais menos abastecidas e que o viram, entre outros, no inesquecível concerto que deu em Paris, na Torre Eiffel, perante cerca de 150 mil espectadores. Poucas vezes, após ter concluído a minha carreira na Rádio, onde todas a semanas eu passava os seus programas. E nenhuma vez eu tive a felicidade de o ver ao vivo.

E, através a TV quando vi “Pavarotti and Friends”, quando dei por mim, estava de boca aberta e seca … e na minha sala de estar, nessa madrugada, extaseado bati palmas que ecoaram e, certamente, acordaram gente por perto. Um pormenor que me preocupava, era ver ao vivo, pois adoraria ouvir aquele que foi a viva voz da popularidade, adorado por milhões de todas as camadas sociais.
LUCIANO PAVAROTTI, afectado por cancro do pâncreas desde Junho de 2006, não viveu todo o tempo que precisava para se despedir de nós… e, não veio a Portugal, por não ter conseguido sobreviver para concretizar o périplo da despedida como ele havia preconizado e anunciara, há umas semanas atrás. Pavarotti, na ocasião, sabia que não tinha muito tempo para completar o seu currículo, junto das camadas mais populares da sociedade.


Frases alheias
A ESCOLA E AS CRIANÇAS

“ A escola acha que deve ensinar os petizes a ver televisão, a fazer amor, a comer maçãs ao pequeno almoço… mas hesita na hora de lhes ensinar o que mais ninguém faz por ela, como Matemática, Francês, Alemão, Química …”
HELENA MATOS [Público] - [Foto O TORTO ]

quarta-feira, setembro 05, 2007


Uma estrela romena
BUJIN
CRISTINA
Hoje foi-me apresentada uma jovem atleta romena. Nascida há dezanove anos em Constança. Estudante que se dedica com entusiasmo ao atletismo, melhor afirmando: ao triplo-salto. Com a idade que tem, seu palmarés já brilha com três registos que revelam as aptidões da Cristina para a prática da modalidade. Vejamos:
Record pessoal : 14,06 mts; 2º lugar, Europeu na Lituânia; 3º lugar, Europeu na Holanda e
3º lugar, no Mundial em (China).





SARAU DE POESIA

ENCONTRO DE POETAS ABRALIANOS
NO LAR DE S. JOSÉ EM ALMEIRIM

Com o apoio de Celso Brasil e ABRALI

Organizado pela poetisa Arlete Piedade, membro literário do Projecto Cultural Abrali, e cônsul de Poetas del Mundo em Santarém, realizou-se no passado dia 25 de Agosto, um animado convívio em Almeirim (perto de Santarém - Portugal), no Lar de S. José, pertença da Santa Casa da Misericórdia daquela cidade, famosa pelos seus produtos agrícolas de qualidade, entre os quais se destaca o melão e o vinho.
Este encontro teve como finalidade principal, a solidariedade com os idosos que ali estão acolhidos, proporcionando-lhe uma tarde diferente em que se destacaram a poesia, fados e um grupo de canto – coral, composto de doze animadas cantoras vindas expressamente de Sagres no Algarve das quais se destacou a sua maestrina a também poetisa, Suzete Duarte.
Veja a rectrospectiva do evento. Não precisa convite. Bast clicar aí nesse link
Esta é uma iniciativa merecedora da mais profunda divulgação, dados os objectivos altruístas que a motivaram. Oportunamente aqui divulgaremos na íntegra quanto revestia a iniciativa. Arlete Piedade é, pela trajectória de uma vida onde as vertentes culturais sempre se evidenciaram desde logo, mesmo ainda quando seus méritos profissionais em seguros eram reconhecidos.
Faça uma visita ao sítio especial de ARLETE PIEDADE - A FADA DAS LETRAS - e delicie-se no mundo da poesia contemporânea, insuspeita, verídica e repleta de mensagens de amor.

Leia -----AQUI A FADA DAS LETRAS
---> AQUI

segunda-feira, setembro 03, 2007

FC PORTO E MARÍTIMO
IMBATÍVEIS
SPORTING
APANHOU CALAFRIOS
E Á TERCEIRA ... O BENFICA GANHOU

Ao encerrar a terceira jornada da maior prova do futebol luso, a única referência a merecer destaque maior, é a recuperação do Benfica, face às exibições das duas anteriores jornadas. Hoje, no Funchal, perante um conjunto que sabe jogar futebol, houve momentos de bom futebol e só não houve mais golos por ineficácia nas finalizações, de ambas as partes. A diferença de remates registada na estatística de jogo, não chega a meia dúzia, em mais de duas dezenas de cada lado, o que revela que a luta foi de busca do golo… com mais de 40 remates pelos antagonistas. Vitória a caber bem na bagagem dos lisboetas, com honras para o “sem fim” Rui Costa, que rubricou o terceiro golo em jogada que lhe é peculiar, quando procura a posição frontal, fora da área para rematar com êxito.
De resto, FC Porto e o Marítimo venceram com facilidade o Leiria (3-0) e a Académica de Coimbra (2-0), enquanto o Sporting sentiu muitas dificuldades para vencer pela tangente um Belenenses que soube jogar para surpreender e causar arrepios, sem, contudo, conseguir esses intentos, perante uma arbitragem com “senões” que bem merecem ser analisados à lupa nas imagens da televisão. Um jogo emotivo, onde Costinha (substituído por Marco Gonçalves, que defendeu o penálti marcado por João Moutinho, consequente ao vermelho aplicado a Costinha) foi expulso, e com o nulo a fechar a primeira parte, tudo era de esperar dado o equilíbrio que o determinou. O Sporting, com um plantel mais ajustado e bem lançado nesta corrida futebolística, embora contra dez contrários não logrou supremacias em campo (além da qualidade natural dos seus jogadores) a qual apareceu com o golo de Liedson quando se vivia o quarto-de-hora final da compita. – Carlos Pereira


Analise outros pormenores da prova visitando a edição on-line do jornal O JOGO, através dos link’s aqui colocados à disposição dos visitantes

RESULTADOS
CLASSIFICAÇÃO GERAL
PRÓXIMA JORNADA
GOLEADORES