quinta-feira, setembro 20, 2007

CRONOLOGIA DO ACONTECIMENTO
ATRAVÉS DA EDIÇÃO ON-LINE
DO JORNAL "O JOGO"

09:29 - Futebol - Inglaterra
Imprensa inglesa destaca saída de Mourinho e explica razões do "divórcio" com Abramovich

As edições electrónicas dos jornais ingleses destacam hoje a saída de José Mourinho do comando técnico do Chelsea, apontando alguns dos possíveis sucessores e dando explicações para o "divórcio" com o russo Roman Abramovich, proprietário do clube.
O Times anuncia que José Mourinho saiu "dramaticamente" do Chelsea, depois de um derradeiro confronto com Abramovich, embora refira que as últimas informações sugiram que o técnico foi despedido e não se demitiu.
De acordo com o jornal, o empresário de Mourinho, Jorge Mendes, deverá estar hoje em Londres a negociar a rescisão do contrato, o qual, acrescenta, envolve uma soma avultada, uma vez que o treinador tinha contrato até 2010.
O Daily Mail escreve que José Mourinho chocou o mundo do desporto ao enviar mensagens para os telemóveis de alguns dos seus jogadores anunciando a saída do clube. O jornal, que refere os rumores de que o técnico foi despedido, acrescenta que Mourinho comunicou aos jogadores que hoje iria ao estádio para se despedir deles, ao fim de três anos de permanência, que resultaram em dois títulos consecutivos e num segundo lugar.
O Daily Mail manifesta a sua incredulidade ao anunciar que o dono do Chelsea está a pensar no espanhol Juande Ramos, "o técnico que dirigiu o Sevilha na derrota de 3-0 com o Arsenal" na noite passada, para substituir Mourinho. O matutino inglês acrescenta que Ramos recusou uma proposta do Tottenham no mês passado, acrescentando que na altura se afirmava que estaria à espera de um convite melhor.
O jornal diz também que parece inacreditável que Mourinho saia do clube a dois dias do jogo contra o Manchester United em Old Trafford, um dos principais desafios da liga inglesa. Para o seu lugar, diz que Abramovic vai certamente voltar a tentar o holandês Gus Hiddink, de quem é amigo, que actualmente dirige a selecção russa.
No Guardian escreve-se que "de forma espantosa" José Mourinho pôs termo ao seu "reino de três anos no Chelsea", uma demissão que "constituiu um gigantesco desapontamento para os jogadores" e que “irá chocar os adeptos do clube".
De acordo com o jornal, o director para o futebol, o israelita Avram Grant, cuja entrada em funções no Verão tinha tido a oposição de Mourinho, deverá orientar a equipa no jogo com o Manchester United em Old Trafford, no sábado.
O Daily Telegraph diz que Mourinho de demitiu depois de mais uma discussão com Abramovich, a quem acusava de interferência nos assuntos da equipa. O jornal explica que um dos motivos do crescente descontentamento de Mourinho era a contratação de Andrei Shevchenko, um jogador admirado pelo dono do clube, que o queria pôr a jogar.
O tablóide The Sun anuncia que o Chelsea confirmou a saída de José Mourinho, uma demissão que observadores tinham considerado possível ao verem o "ar abatido" do técnico português na quarta-feira, no lançamento de um DVD sobre o clube, no qual é elogiada a intervenção de Abramovich no clube londrino.

10:54 - Futebol - Inglaterra
Chelsea confirma saída e Mourinho despede-se de jogadores e pessoal

José Mourinho chegou há momentos ao Centro de Estágio do Chelsea, em Cobham, nos arredores de Londres, onde está nesta altura a despedir-se dos jogadores e restante pessoal do clube londrino. O clube de Abramovich emitiu já um lacónico comunicado em que refere “O Chelsea e José Mourinho chegaram a acordo para a rescisão amigável do contrato do técnico”. De momento, nada mais se sabe. As especulações são muitas, quer no tocante ao substituto de Mourinho, quer ao que será o futuro do técnico português. Para já, o treino matinal do Chelsea será dirigido pelo adjunto inglês da equipa técnica que José Mourinho liderava, Steven Clarke, e não é de descartar a hipótese outro homem da casa, o israelita Avram Grant vir a ser nomeado treinador-principal nas próximas horas. No mais, há que esperar os próximos desenvolvimentos em clubes como o Barcelona ou o Real Madrid, ou mesmo na selecção portuguesa para se poder indiciar com mais precisão qual a trajectória futura de Mourinho.

11:21 - Futebol - Inglaterra
Avram Grant no lugar de Mourinho


O Chelsea acaba de anunciar no seu “site” oficial que Avram Grant e Setve Clarke formarão a equipa técnica do clube a partir de hoje, depois da saída de José Mourinho. O clube não dá mais informações sobre o assunto, nem diz durante quanto tempo se prolongará esta situação que, tudo indica, terá um carácter definitivo. Avram Grant chegou a Stamford Bridge esta época, pela mão de Roman Abramovich, dono do clube. Ex-seleccionador de Israel, foi contratado para director do departamento de futebol e são conhecidas as queixas de Mourinho pelas tentativas de intromissão de Grant na área técnica e pelos seus comentários desagradáveis quanto à forma como a equipa jogava. Quanto a Steve Clarke era o adjunto inglês de Mourinho e o único elemento da equipa técnica que não tinha sido levado para Stamford Bridge pelo treinador português.

16:06 - Futebol - Inglaterra
Saída de Mourinho provoca manifestação em Stamford Bridge

A saída de José Mourinho do Chelsea está a provocar inúmeras reacções em Inglaterra e os adeptos do clube convocaram para esta tarde, pelas 18,00 horas, uma manifestação para expressarem o seu sentimento sobre a situação do clube. A manifestação vai decorrer em Stamford Brdige, às portas do estádio. Recorde-se que Mourinho rescindiu com o Chelsea esta madrugada, ao fim de três anos de ligação ao clube em que foi duas vezes campeão inglês, ganhou uma Taça de Inglaterra, duas Taças da Liga e uma Supertaça inglesa. O clube anunciou, entretanto, que o cargo de treinador será assumido pelo israelita Avram Grant, a propósito de quem Pat Nevin, antigo jogador do Chelsea já referiu: “O Avram Grant vai ser tão bem recebido como a Camilla no memorial da Diana…”

MOURINHO NO BARCELONA

Nenhuma agência noticiosa divulgou a notícia, nem a informação foi recolhida em fonte fidedigna. Nem eu sou relação priveligeada junto de José Mourinho para aqui noticiar este caxa jornalística. Apenas, conhecedor do percurso do nosso compatriota, inteligente, personalidade que funciona sempre na vertical, e, porque não serão ofertas milionárias que farão Mourinho entrar em despiques do "quem dá mais"... e optar por este ou aquele emblema, eu, de repente, só vejo no imediato três hipóteses: BARCELONA, REAL MADRID e SELECÇÃO NACIONAL. Neste último caso, ainda que o palpite seja muito arriscado uma vez que Madaíl já afirmou que o lugar de Scolari não está em jogo... ainda, poderá surgir alguma novidade, ainda maior, e Mourinho acabar por ficar em Inglaterra. Quem está a chorar a sua saída e Inglaterra é o Primeiro-ministro inglês. - Carlos Pereira