quinta-feira, setembro 13, 2007

OS ULTIMOS ACONTECIMENTOS

MADDIE, SCOLARI E DALAI LAMA
Com tantos acontecimentos importantes, meus pensamentos baralham-se perante a necessidade de escolha - caso Maddie a ganhar foros sensacionais, com os McCann a pedirem “provem que matámos a Maddie”, a visita de Dalai Lama, a Portugal (“Trago um sorriso, não quero embaraçar ninguém”)-,
o caso das últimas 24 horas mais evidente em toda a imprensa lusa, mostra o treinador de futebol Felipe Scolari, ao serviço da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), como seleccionador da equipa principal que está na luta pelo Euro’2008. Tudo porque no jogo frente à selecção da Sérvia, realizado no Estádio Alvalade, em Lisboa, os portuguesas deixaram-se empatar depois de estarem a vencer por 1-0 (golo de Simão Sabrosa), golo de empate obtido em nítida posição ilegal (impedimento do sérvio Ivanovic) que o árbitro alemão Markus Merck não assinalou.
É, bem claro que o guarda-redes português Ricardo, pecou (e tem culpas…) pois ficou estático na linha de golo, quando deveria ter saído ao corte, ou, pelo menos, ido ao encontro do adversário.
Mais um resultado muito mau para as aspirações portuguesas, agora em terceiro lugar. Quem joga em contenção dá oportunidades ao adversário – que é inteligente e joga de cabeça fria -, de jogar nos espaços.
Os nervos dominaram e foram a causa da grande bronca em que o brasileiro Scolari ajeitou um soco directo à cara de Dragutinovic, num momento de exaltação. Hoje, em conferência de imprensa levada a cabo na sede da FPF, e, depois, no programa da RTP1 – “Grande Reportagem”, de Judite de Sousa, Scolari retratou-se, foi humilde, sentiu-se arguido e sentenciou o futuro: “DESCULPEM-ME POR FAVOR E FICO ESPERANDO AS DECISÕES DA FPF E DA UEFA. Reconheço meu erro, pois reagi a um insulto e a uma palmada que ele me deu na mão. Agi em defesa de Quaresma e, depois, em minha própria defesa. Desculpem-me” – disse Felipe Scolari, o brasileiro mais famoso seleccionador de futebol.
Para quem nunca viu Scolari a viver e a sofrer no decorrer dos jogos, fui buscar ao YOU TUBE, o vídeo que foi produzido com muita objectividade no Brasil, e que mostra Scolari e mais o seu Grito de Guerra, a partir do banco, registado no decorrer dos jogos em que Portugal defrontou e venceu a Holanda e a Inglaterra... de um passado ainda recente. Vale a pena apreciar para se avaliar o quanto o seleccionador de Portugal vibra durante os jogos… Curioso, podem crer!