terça-feira, setembro 25, 2007

Angola - ONU

Chefe de Estado
fala na ONU
sobre os desafios angolanos

Fonte: Jornal de Angola (Santos Vilola)
Carlos Pereira com Angola Digital

O Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, vai discursar hoje durante 15 minutos na 62.ª sessão ordinária anual da Assembleia das Nações Unidas (ONU). A intervenção do Chefe de Estado angolano, marcada para as 17 horas locais (22h00 em Angola; 23h00 em Portugal) e de outros estadistas mundiais, vai abrir o debate geral da sessão da Assembleia-Geral, cujo fim está previsto para o dia 3 de Outubro.
Os dias 25 e 28 serão marcados por intervenções de representantes de mais de cem países membros da ONU presentes. A nível da região austral do continente africano, o Malawi será o primeiro a intervir, seguindo-se a África do Sul, Angola e Lesoto.
A Zâmbia, Botsuana, Suazilândia, Moçambique e Zimbabué intervêm no dia 26, quarta-feira. A Namíbia será o último da SADC a intervir, no dia 3 de Outubro.
Ontem, José Eduardo dos Santos participou na reunião de alto nível sobre Mudanças Climáticas, reunião perparatória para a próxima conferência da ONU sobre o assunto, que se realizará no Bali e Indonésia, em Dezembro próximo, como preliminares para se iniciarem as negociações de um acordo que vai suceder o Protocolo de Quioto, tratado ambiental discutido e negociado na cidade japonesa com o mesmo nome em 1997.
À margem da 62.ª sessão da Assembleia-Geral será realizada uma cerimónia de assinatura de tratados internacionais com o objectivo de mobilizar os Estados-membros para a assinatura e depósito de instrumentos de ratificação e adesão. Esta actividade, que acontece entre os dias 25 e 27 de Setembro e nos dias 1 e 2 de Outubro, será presidida pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.