sábado, setembro 15, 2007

ESTAMOS EM FIM DE SEMANA...
e é bom esquecer as chatices (xatices)
e sorrir, ou rir para descontrair.



Foi este vídeo que eu fui buscar ao BLOGGER que me ajudou a deixar para trás alguns acontecimentos que são a "berra" da sociedade e me deu ensejo para ponderar sobre o que eu constatei e me deixou triste. Explico: O problema que Felipe Scolari arranjou com a cena lamentável de que foi protagonista que todo o mundo já conhece, serviu a uns jornalistas camuflados, atirar lenha para a fogueira dos ódios de estimação que nada implicam com o descontrolo do seleccionador de Portugal. Mas que disso se serviram para tentarem denegrir a imagem do presidente do FC PORTO, Pinto da Costa.

Reproduçãom com a devida vénia Com tamanho destaque, num jornal que conquistou credibilidade ao longo de sua existência na tribuna dos diários desportivos portugueses, acreditar seria óbvio. Eu, francamente, como jornalista há mais de 50 anos, não acreditei e até achei que a "paragona" ainda que verdadeira, não pretigiava o jornal.
Adiante e resumindo: O Dr. Gilberto Madaíl, em comunicação directa pela TV, na ocasião para abordar o caso Scolari, desmentiu categoricamente que tivesse sido pressionado por Pinto da Costa. Na Internet, o clube também desmentiu. Pinto da Costa, ao que se noticiou, vai processar o jornal. Entretanto, hoje, o Director do Record, Alexandre Pais, escreveu sobre “AMORES E ÓDIOS”, que ao leitor leigo não dá para entender oq eu quer dizer, por falta de objectividade, o que não é a que me hatuou. Sempre o leio e apreciei…, mas desta vez creio que um dia, mais adiante, o jornal vai ter outro director, pelos motivos a que se referiu. Respigo, apenas, a parte final do “Passe Curto” de hoje: “ … por isso me orgulho de tudo o que se escreveu aqui sobre o triste caso protagonizado por Scolari. Melhor: sinto que os leitores se puderam rever no seu jornal. (Eu não… e fiquei triste).
Noutra página, a nr. 2, nas colunas do “MINUITO 0”, o Director adjunto, NUNO FARINHA, escreveu subordinado ao título: “A VERDADE”, e, também se referiu ao caso Pinto da Costa, a rematar a sua croniqueta: “Sobre a manchete feita ontem pelo Record, uma só ideia: acreditamos (no plural) nos nossos jornalistas. (Ora bem… então não havia de acreditar?). Até lhe ficaria mal não acreditar, uma vez que o jornal das suas 48 páginas, não teve espaço para, em meu entender escrever aquilo que teria escrito – sofrendo as consequências disso, mesmo que fosse criar inimigos e arriscasse o despedimento, mas, em meia dúzia de linhas, eu divulgaria o nome do jornalista que conseguiu informação tão importante e, até - para que o jornal não passasse (como passou…) por aquilo a que “seus leitores se pudessem rever” -, citaria a fonte, porque, neste caso, o segredo… só iria encobrir a verdade da origem. Bem, neste caso a fonte, até pode ser fidedigna (FPF…) e, por isso mesmo, o Record só iria reforçar o seu prestígio e, então sim… as vendas iriam aumentar. Será que, estando Pinto da Costa a ser investigado, ele teria a ousadia de usar o telefone (que estará de certeza sob escuta) para se envoler em tão melindroso caso? É preciso ser-se muito ingénuo… para se cair numa esparrela dessas. E, como jornalista, eu nunca acreditaria, pois ao acreditar, estaria a esquecer-me de que as escutas telefónicas estão na ordem do dia…
Bem, pode ser que em tribunal… as escutas apareçam… - Carlos Pereira

O assunto, com a oportunidade que reconheço a Fernando Santos, Director Adjunto do jornal O JOGO, foi escalpelizado coerentemente no Editorial: “Há quem queira abater Pinto da Costa sem olhar a meios. Vale tudo? Parece que sim, mas não”. Leia aqui TELEFONEMA

Se está a acompanhar a LIGA LUSA, aqui deixo os links onde poderá encontrar tudo sobre a jornada e muito mais, numa deferência do jornal O JOGO