domingo, setembro 30, 2007

FREDERICO BARRIGANA

<<<<<<<<<<<<<<<<

MORREU Frederico BARRIGANA
"Mãos de Ferro"
[Carlos Pereira com "O JOGO"]
Ainda eu andava sem saber o que era ser um incortonável adepto do futebol - e não só ... -, e já nessa meninice vivida em minha terra natal (Luanda-Angola) eu ouvia os mais velhos a falar do grande guarda-redes do FC do Porto, BARRIGANA. Até achava imensa graça pelo nome, homólogo de um tal Barrigana que era dono de uma Pensão que albergava gente do povo, gente mais pobre e que precisava de comer, pelo feijão de óleo de palma com chouriço grelhado. Mas não ligava... Fui crescendo e, mais tarde já nos anos 40, ligado a profissão que hoje ainda exerço - jornalista - eu me identifiquei com esse fenómeno de que se falava como um dos integrantes de uma lista de nomes famosos que passaram pelo FCPorto - Pinga, Pedroto, Hernãni, Miguel Arcanjo. Lá longe, nunca o vi jogar. Apenas as suas exibições eram um regalo ouvir pela voz do Amadeu José de Freitas (Emiossora Nacional Portuguesa).
Hoje, volvidos mais de 50 anos, eis-me perante reminiscências para encarar com tristeza a morte de um desportista que mereceu sempre a admiração de seus pares, quer como jogador de clube como de jogador internacional.
O antigo guarda-redes internacional Frederico Barrigana, que alinhou no FC Porto e no Sporting, morreu hoje aos 85 anos, no Hospital de Águeda, vítima de problemas pulmonares. O corpo do antigo guardião, que ficou conhecido como "Mãos de Ferro”, vai estar em câmara ardente na próxima terça-feira, na igreja de Barrô, Águeda, de onde sairá o funeral, às 18,30 horas, para o cemitério local. Nascido em Alcochete, Barrigana começou a sua carreira profissional no Onze Unidos do Montijo, transferindo-se depois para o Sporting, onde esteve apenas uma época. Em 1943 ingressou no FC Porto, onde alinhou 12 temporadas, substituindo o húngaro Béla Andrásik. A sua última participação como futebolista seguiu-se no Salgueiros. Frederico Barrigana, que apenas foi ultrapassado por Vítor Baía como o guarda-redes portista com mais jogos disputados no campeonato, nunca foi campeão pelo FC Porto pois a sua chegada ao clube coincidiu com um período de 16 anos sem títulos nacionais. Dispensado pelo FC Porto no início da época 1955/56, na qual os portistas acabariam por se sagrar campeões, rumou ao Salgueiros onde alinhou três épocas como jogador e iniciou depois a carreira de treinador, função que desempenhou depois no Chaves e Académico de Viseu. Em 1948 estreou-se na selecção portuguesa, onde totalizou 12 internacionalizações.

Vasculhando na internet, não encontrei uma foto de Barrigana como futebolista. Apenas num forum do site AQUI MARIA é que encontrei uma foto onde Barrigana aparece ao lado de grandes futebolistas de outros tempos do FC Porto. Podem ver clicando aí nesse logo que aqui fica e retirei precisamente desse excelente site de uma luso-tailandesa. Vale a pena. Não perca essa maravilha que está na internet. A não perder.

<<<<<<<<<<<<<<<<<<