sexta-feira, dezembro 29, 2006




BREVEMENTE ESTAREMOS EXCLUSIVAMENTE AQUI




OM as últimas horas de 2006, a morderem os nossos espíritos, há quem conte os minutos ou, sei lá, talvez os segundos para que se veja livre deste pesadelo tormentoso que abateu em muitas famílias, gerando dramas de fazer chorar as pedras. Outros há, que esperam o vindouro 2 de Janeiro para encetarem uma nova carreira ou, noutros casos, alimentarem a esperança de que o NOVO ANO LHES DARÁ VIDA NOVA. Já nem vale a pena percorrer todos os pensamentos que poderão aflorar nas mentes do ser humano. Seria fastidioso. Acredito nisso e você também poderá pensar como eu. Estamos juntos.

A execução do ex-presidente do Iraque, gera contradições e são revoltantes, principalmente quando ouvimos na TV o presidiste dos Estados Unidos afirmar que está decidido a continuar a combater o “terrorismo” – mas, desde quando o Iraque fomentou terror nos EUA? – única forma de dignificar os americanos, elogiando o papel das Forças Armadas… indispensáveis para resolver o problema com um novo plano de combate. Certamente que neste plano, o presidente não vai incluir nenhum familiar nem amigo para irem para o Iraque. Bem, os americanos, pelo menos 75% da população, não apoia o presidente, revelou uma sondagem da TV CNN. O que mais me incomodou foi ouvir no noticiário que “os EUA – entenda-se o presidente Bush -, é que vai determinar quando é que Sadann será enforcado. Os advogados de defesa dizem que os EUA autorizaram - alguém duvida que os iraquianos estão sob um governo e justiça fantoches? – uma visita no próximo dia 2 de Janeiro, na esperança de poderem entrepor recurso. Ilusão descabida. Um capricho pessoal de um americano que foi eleito à tangente e com polémicas duvidosas, como se matando Sadann fizesse ressuscitar as vítimas que ele mandou executar ou mudasse o rumo do pandemónio em que vive o povo iraquiano. Só falta impor requintes de malvadez. Isto está acontecendo no Iraque, mas poderia estar a acontecer em outra qualquer parte do Mundo, enquanto Bush for o dono dos EUA e se sinta "dono do Mundo". E enquanto isto, a União Europeia está preocupada com a violência em videojogos.

Que Fidel Castro, está em antecâmara da morte, eu não duvido. O seu sofrimento é a alegria de muitos gente, vítima de obscurantismo político. Mas será, também, disso não hajam dúvidas a tristeza de milhares e cubanos. Morrerá fisicamente, pois ninguém é eterno e o cancro (embora benigno) não o deixará viver muito mais tempo. Enfrente-se esta realidade. O que virá depois, é uma incógnita. Mas o povo cubano está alertado e já entendeu as manobras americanas de enviarem delegações governamentais a Cuba…

LEMOS - “Nos últimos quinze anos, a Somália foi reconhecida – e ignorada – como um, Estado falhado. Agora que uma guerra regional parece iminente, o mundo está enfim a dar (novamente) atenção ao Corno d’África”. Mais uma vez a ingerência dos EUA: Para impedir um “regime de estilo taliban” na Somália, não terão os EUA corrido o risco de, a longo prazo, reforçar a credibilidade dos islamistas? [Público-29.12.06] – Conquistar Mogadíscio com o poderoso exército da Etiópia, não é, para mim, uma vitória popular da vontade do povo somali, porque não foram só os soldados do governo de transição somali que aniquilaram o adversário, numa guerra de “jogo político” onde a maior ausência foi a da população da Somália. Já ninguém é gente em sua própria Nação.

SOUBE PELOS JORNAIS que no Rio de Janeiro eclodiu nova onda de violência de causas pouco claras - depois da onda de terror que aconteceu em São Paulo. Mortes anunciadas são 19, entre as quais não há portugueses. Foram 12 os ataques (kamikazes?) que deixam concluir, segundo a Secreta, terem sido perpetrados pelo grupo criminoso Comando Vermelho, com ordem dada a partir das prisões. Com uma outra das causas, aponta-se para a criação de milícias governamentais que têm vindo a actuar nas favelas, expulsando os traficantes, facto que motivou a união de vários grupos para travar a ofensiva. Futuro? O cenário é de guerra civil, mas as autoridades garantem que tudo vai normalizar e os ataques serão estancados. Fim de ano em Copacabana, precisa de garantias…

MINHAS SENHORAS E MINHAS MENINAS – A utilização do medicamento para o estômago misoprostol com efeitos abortivos, sem supervisão médica é muito perigosa. Podem mesmo ser fatais. Pelo menos em Portugal, já existem alguns casos mortais, divulgou a Agência de Notícias “Lusa”.

CP DE PORTUGAL – Eu que sou utente da CP (Caminhos de Ferro Portugueses) e não ando nada satisfeito pela falta de comodidade, segurança e organização, hoje tenho de me render e, com a mesma honestidade, elogiar uma decisão do “mandões”. O caso é este: Uma senhora de 21 anos, que viajava no Intercidades, que fazia a ligação Lisboa-Porto, perto de Vila Nova de Gaia, entrou em trabalhos de parto. Um enfermeiro, passageiro na altura, e um funcionário da CP, viraram parteiros e tudo correu pelo melhor. A menina chamar-se-á Mariana. A CP, para além de outras atenções especiais para com a mãe da pequerrucha apressada, onde não faltou a oferta de um lindo ramo de flores, ofereceu à recém nascida um passe vitalício da rede geral. Bem hajam!
Já agora, o reverso da medalha: Quando é que mandam pôr óleo nas carruagens da Linha de Sintra? Aqueles guinchos denunciam falta de manutenção e complicam com reacções otorrinolaringologistas… ai os meus dentes que rangem tanto e causam arrepios… etcétera e tal.- carlospereirangola@gmail.com