quinta-feira, dezembro 07, 2006


BAGDAD PODE SOFRER SANÇÕES
Eu não sei quais serão as verdadeiras razões que impedem, algumas vezes, o ser humano de arranjar motivação para fazer uma análise minuciosa sobre o seu comportamento e, sobretudo, sobre as consequências que uma sua atitude causa nos seus semelhantes. Quando essas consequências atingem uma escassa minoria de pessoas, ou, mesmo, limita as vítimas ao seio familiar ou grupo de amigos, a auto determinação de ser o único com razões para ser o causador do mal, simplifica, o entendimento mas não o evita.
Nestas COISAS de um ser humano ser déspota – mesmo que encoberto por uma democracia – não é difícil encontrar no primeiro segundo de raciocínio, dois nomes associados: BUSH e IRAQUE. Muitos podem ser somados, mas nem vale a pena citá-los. Lembrando-nos que os Estados Unidos da América invadiu o Iraque sob pretextos que não conseguiu provar (armas químicas e associação com grupos terroristas), à revelia da ONU e, somente, com sede de vingança e sangue, face ao drama vivido no 11 de Setembro. Hoje, verifica-se que os Estados Unidos e a Grã-Bretanha, entenda-se Bush e Blair, foram derrotados. Desde 2003 e até agora, números oficiais do Pentágono, confere, 2909 baixas americanas, mas deverão ser mais, e, ao todo, as vítimas civis no Iraque rondam entre 50 e 600 mil. Será preciso avaliar quantas famílias estarão sofrendo pela perda de seus entes?
Quem são os culpados? Mas alguém tem dúvidas? Ainda há dias, ouvi, Kofi Annan, secretário geral da Nações Unidas,
afirmar que no Iraque, há muitos iraquianos que lamentam a intervenção porque o povo está sofrendo e lamenta que “embora estivesse submetido ao despotismo de Saddam Hussein, os pais sabiam que os filhos iam à escola e voltavam para casa”…
Apenas uma ligeira referência que diz quanto descontentamento vive o povo iraquiano.
Agora, perante o descalabro da invasão, um Grupo de Estudo sobre o Iraque (ISG) apresentou propostas para Bush tentar remediar o abcesso que está prestes a rebentar na região, com as capacidades da América a diminuírem para influenciarem os acontecimentos, dada a gravidade da situação no Iraque. São 79 propostas que o presidente prometeu analisar e dar uma resposta em breve. De certeza que Bush e Blair, há três anos nem sonhavam com tamanha frustração.
Pior que tudo, é que as consequências desta situação, não se circunscreve, apenas, ao Iraque… são muito mais vastas e já se admitem sanções contra Bagdad se a violência continuar.
Quem ganhou com esta invasão revoltante foram as empresas que abastecem a guerra, com parcelas que totalizam cerca de 400 mil milhões de dólares que os americanos pagaram e, de permeio, quem estará também a usufruir de benefícios e aumenta pecúlio familiar? - Carlos Pereira
[Fontes: "Diário de Notícias", "Público" e Agências]