domingo, dezembro 10, 2006



LIGA PORTUGUESA

SPORTING CONSOLIDA
VICE-COMANDO

BENFICA NAUFRAGOU
COM NAVAL
BRAGA MANTÉM POSIÇÃO CIMEIRA
Com ares do bom tempo que arejaram a classificação, o Belenenses, depois da vitória em Aveiro, surpreendeu meio mundo, ao derrotar de forma convincente o Sporting de Braga, um dos que é candidato à UEFA. Seis pontos colocam os do Restelo em sétimo, junto ao Paços de Ferreira.
No Bonfim, o Sporting venceu o Vitória local, jogo que lhe sorriu logo aos três minutos, quando LIEDSON soube chegar à bola enviada por João Moutinho, primeiro que Nélson, e mostrar que, afinal, não esqueceu como se remata de cabeça para o fundo das malhas. E assim o brasileiro, tido como matador, regressou aos golos de forma espectacular, pois ainda esteve no terceiro golo “leonino”- Foi bom para o futebol, para ele que bem merece ser acarinhado. O segundo golo teve a chancela de NANI: marcou de forma inteligente, ao tirar um adversário da frente, para ter ângulo de remate. Nélson, bem posicionado, foi traído por um companheiro que tapou a visibilidade. O remate do jovem cabo-verdiano, levava conta, peso e medida de êxito. De resto, por muito que o Vitória tenha feito, nada resultou positivo e o “golo de honra” ficou na prateleira. Uma vitória previsível para os donos do segundo lugar da Liga, esta noite, consolidado de uma forma inequívoca, a qual fica marcada pelo ressurgimento do brasileiro LIEDSON, autor do primeiro golo, como já referimos antes e intérprete-causador do auto-golo de Sandro (…???...).
HOJE, DOMINGO, União de Leiria e Marítimo venceram em casa dos adversários, Aves e Académica, respectivamente, o Estrela da Amadora, contrariou prognósticos ao empatar em Paços de Ferreira. O BENFICA mal ficou frente ao Naval, ao permitir um nulo, num jogo que comandou, onde foi mais atacante, conseguiu conquistar espaços para golo, maior posse de bola e pelo menos meia dúzia de oportunidades de golo a merecer concretização, impedida por excelente exibição de Taborda, o guarda-redes do Naval, é certo mas, também, por falhanços na hora da verdade. Uma equipa que precisava de três pontos para reforçar a ideia generalizada dos benfiquistas, de todas a vertentes, não pode falhar naqueles momentos soberanos de conquista. Gostei francamente das melhorias verificadas na equipa, jogando com muita precisão de passe, que muito contribuíram para o “association football”. Há que saber preservar os “3 pontos cativos” que serão discutidos no próximo dia 21, frente ao meu Belenenses.
E, agora, apenas falta aguardar pelo resultado do jogo de amanhã, segunda-feira, no Funcha. O "tal jogo" que Jesualdo Ferreira considera "mais difícil do que com o Arsenal". Este Jesualdo é um gozão... NACIONAL vs FC PORTO, mais difícil? Dá mesmo para rir.
– c.p.


Sobre outros aspectos desta jornada e muito mais sobre desporto, classificação e próximos da Liga Portuguesa, basta clicar nos link's para o jornal O JOGO e INFORDESPORTO que disponibilizo a seguir.