EFEMÉRIDE
SALVÉ BENFICA
E, por estas razões – e, também, porque o meu “velhote” era do Benfica, e se fosse vivo nesta data, iria pôr na lapela dois cravos vermelhos –, deixo um convite a todos os meus visitantes: visitem o site do GLORIOSO BENFICA e para poderem enviar as mensagens de felicitações que o emblema encarnado bem merece. Basta clicar na imagem a seguir.
quarta-feira, fevereiro 28, 2007
domingo, fevereiro 25, 2007
Amanhã há o maior interesse pelo BENFICA VS PAÇOS DE FERREIRA.
Estádio Municipal de Aveiro, em Aveiro
Árbitro: Bruno Paixão, de Setúbal
Beira-Mar: Eduardo; Ricardo, Devic, Alcaraz e Ezequias; Leandro Makelele (André Leão, int.) Veselinovic (Roma, 73’), Rui Lima e Tininho (Matheus, 62’); Delibasic e Edgar
FC Porto: Helton; Bosigwa, Pepe, Bruno Alves e Cech; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles; Lisandro (Alan, 73’), Hélder Postiga (Adriano, 62’) e Quaresma (Renteria, 78’)
Disciplina: Cartão amarelo para Leandro Makelele (17m), Ricardo (20m), Paulo Assunção (58m) e Eduardo (85m),
Marcadores: 0-1, Lisandro (18’); 0-2, Lucho (71’); 0-3, Raul Meireles (74’); 0-4, Alan (76’); 0-5, Adriano (87, g.p.)
Sobre outros aspectos desta jornada e muito mais sobre desporto, basta clicar nos link's para o jornal O JOGO e INFORDESPORTO que disponibilizo a seguir.
sábado, fevereiro 24, 2007
LIGA PORTUGUESA
Sobre outros aspectos desta jornada e muito mais sobre desporto, basta clicar nos link's para o jornal O JOGO e INFORDESPORTO que disponibilizo a seguir.
Em ambiente carnavalesco o Girabola'07, sofre interrupção neste fim-de-semana, por força da entrada em cena da Selecção Nacional Olímpica, amanhã, frente ao Botswana, para a corrida aos Jogos Pan-Africanos de Argel, em Julho próximo.
Simplesmente caricata esta decisão da Federação, uma vez que os regulamentos a isso não obrigam. Carnaval há uma vez por ano e assim todos poderão ver o desfile. Isto, se os responsáveis dos clubes quiserem ir também ver a festa adiada, porque, se assim não for, o que mais seria de louvar, seria que houvessem os treinos reforçados com jogos amigáveis para que os jogadores não se divertissem de mais neste pândego fim-de-semana. Bem mas cada um lá vê as coisas como quer e uma moambada com kizomba, sempre é mais divertido do que andar a correr atrás de uma bola...
Mas saiba mais sobre este assunto, lendo a crónica de Honorato Silva, no “Jornal de Angola”:
sexta-feira, fevereiro 23, 2007
POIS CLARO!
Assim, vive-se uma onde de optimismo que a imprensa alimenta – obviamente em tempo de crise, interessa mais é vender jornais e ganhar audiências… -, e, as consequências poderão ser negativas pois nem sempre a força anímica encontra respostas práticas na realidade dos jogos. Receio, por isso, que nos futuros encontros de decisão, tanto o FC Porto como o Benfica e Braga, se convençam que o tempo é de vitórias e, se deparem com as realidades do futebol alertado pelos resultados da primeira-mão e apuramentos para os oitavos. Oxalá me engane. Estou com pressentimentos muito maus, sem querer piorar a “peçonha” que ataca certas mentes que fomentam campanhas de intoxicação permanente. Ok, Fernando Santos?
Afinal, este post abriu com o título que anuncia o início da jornada nr 19, da Liga Lusa, com o jogo SPORTING vs DESPORTIVO DAS AVES, disputado esta noite no Estádio Alvalade, em Lisboa.
Nova derrapagem da equipa de Paulo Bento, depois de ter 70% de posse de bola contra 30% do adversário, revelou-se improdutivo no alcance de uma vitória que esteve, em algumas situações ali a dois metros da baliza. E, o Aves mostrou não estar, ainda, afectado pela gripe. Pelo contrário jogou o seu jogo, deixou os adversário jogar e só já no derradeiro quarto-de-hora (com 5 minutos de acréscimo inventados pelo árbitro) é passou quase “a chutar para a frente” na ânsia de segurar um ponto que ainda é cedo se vai ajudar a evitar a despromoção… Recordo que o Aves é o “lanterna “ desta prova.
E, agora aos “leões” apenas resta esperar pelo resultado do Benfica frente ao Paços de Ferreira, na próxima segunda-feira, para saber se continua em terceiro ou se vai ficar mais distante da “Liga dos Campeões Europeus”.
BENFICA E BRAGA
SEGUEM EM FRENTE
VITORIOSAMENTE, NA TAÇA UEFA
Para uma informação mais em pormenor, clique no link da
TSF RÁDIO ONLINE
e fique a par de tudo que é desporto actual.
BENFICA ARRUMOU ROMENOS
PARA O SOFÁ
Os lisboetas tremeram ao sofrerem um golo infantil após vinte minutios de jogo… e isso foi bom porque obrigou a Fernando Santos “mandar” umas bocas lá para dentro para o “meninos” da defesa. E resultou. De forma clara e incontestável, embora havendo a considerar que os dois golos foram obtidos de bola parada (pontapés de canto) o que, de forma alguma desvaloriza o mérito da vitória, pois foram golos conseguidos legalmente na sequência de pressão que buscava a vitória, com vontade indómita, que originou os pontapés de canto. Saiba mais através da
INFORDESPORTO
A informação na hora certa,
quinta-feira, fevereiro 22, 2007
O Diabo ainda não conseguiu arruinar este nosso Mundo de Deus! As desgraças são mais que muitas, é certo. Todos os dias, o quotidiano (cotidiano) oferece-nos em cada passo, em cada momento de nossa vigília citadina, pequenos nadas, que para a maioria são indiferentes, mas para mim servem para consolar meu desespero quando penso no drama que milhares de seres humanos enfrentam nas guerras - que outros promoveram -, nos seus torrões natal – Iraque, Cisjordânia, Somália… Nem vou citar mais, pois todos eles têm como causa única as desastradas hegemonias dos Estados Unidos e Inglaterra, enquanto Bush e Blair, misólogos abstractos da época, se mantiverem nos seus cargos de comando unilateral,
E essas pequenas coisas saltam-me à fente dos olhos… umas que me fazem sentir feliz por ainda estar neste mundo e outras me fazerem pensar nos erros que os que mandam cometem em confiar nos seus subordinados.
No primeiro caso, recordo uma cena singular que hoje apreciei à saída da estação do Metro da Linha Azul. Ao chegar à estação do Restauradores (Lisboa, Portugal):
Uma senhora transportando um troley pesado, arrastava-o com facilidade mas, ao atingir o início da enorme escadaria tentava, em vão, levantá-lo sem o conseguir e quando se preparava para o arrastar escada acima, eis que um jovem de raça negra (não é racismo mas sim é combate ao racismo) chegou-se e sem mais nem aquelas ergueu com a força que lhe é peculiar o troley e o levou até ao cume da escadaria e, no fim, sorriu para o agradecimento da senhora e seguiu seu rumo, sei lá aonde, mas com a certeza de que seria rumo certo para um jovem de bons princípios. Uma coisa, ainda: a senhora era de raça branca.
No segundo caso, já não dignifica nada quem o personificou. No início deste mês, a administração do Metro lisboeta, em defesa dos seus interesses – menosprezando os seus utentes e clientes, inclusive desrespeitando os também utentes da CP, trancou todas as entradas e saídas das suas estações limitando o acesso aos utentes que estão privados da Estação ferroviária do Rossio – outra vergonha que se arrasta há longo tempo –, à estação do Restauradores e disponibilizando as estações do Campo Grande e do Jardim Zoológico. Eu compreendo que isso só dará lucros ao Metro, mas não compreendo porque levou tanto tempo a perceberem que os utentes da CP não tinham o direito a outras estações. Bem. Mas vamos ao caso.
Cerca dos 00h30 minutos, de segunda-feira última, os passageiros que saíram no Jardim Zoológico e rumaram a estação da CP de Sete Rios, entre os quais estava eu (com passe 123 do Metro) e mais duas dezenas de pessoas. Na minha frente, encaminharam-se para a saída aberta e controlada por um segurança de raça negra – citação imposta para bem se entender a situação -, quatro senhores de raça negra. Eu encaminhei-me para uma das saídas bloqueadas. Os passageiros referidos passaram sem problemas e sem exibir o bilhete que lhes conferia o direito de estar a transitar por ali… mas aos restantes (de raça branca e negra) foi exigida a apresentação do bilhete. Para mim vi, um olhar acintoso de controlo sem razão de ser. Bem, isto é, das duas uma: racismo implícito-amiguismo, ou racismo puro.
Se, porventura, alguém da CO ou Metro, ler este meu post ficarei radiante, se, depois se verificar que houve medidas adequadas para sanear que estas coisas não aconteçam. Mas, ainda uma pergunta:
É legal que uma empresa alheia à Administração do Metro exerça controlos de passageiros da CP e do próprio Metro?
Eu não sei responder, nem vou me preocupar em pedir resposta a quem de direito. Ficam os desabafos.
Bom fim-de-semana a todos.
quarta-feira, fevereiro 21, 2007
Hoje à noite, no Porto, no Estádio do Dragão, depois de os portistas estarem a ganhar por 1-0, com um golo de Raul Meireles, a turma inglesa logrou alcança o empate antes de terminar a primeira metade do jogo, graças a um golo de Shevchenko, com remate enganoso, que Helton não conseguiu defender.
Resumindo: com o FC Porto a poder lamentar-se de uma bola no poste, não elimina a opinião de que foi um bom espectáculo de futebol que deixou tudo em aberto para o jogo da segunda-mão, em Stamford Bridge... dificil tarefa para a turma lusa, mas ... a esperança é sempre a última coisa a deitar no lixo.
COM O RABO DE FÓRA”
Do “RODAPÉ” de ANTÓNIO TAVARES-TELES, na edição de hoje do jornal “O JOGO”
JOSÉ VEIGA, há tempos, sobre o negócio da transferência de JOÃO PINTO para o SPORTING:
“A Superfute não recebeu um tostão sequer desse negócio, no qual estive presente apenas como amigo do João.”
O mesmo José Veiga, sexta-feira:
A Superfute foi remunerada por serviços prestados e pagou impostos sobre essa factura.”
A verdade, para José Veiga, é pois como o relógio de ouro para o outro: tem dias! Neste caso, uns maus, outros piores…
... E eu acrecentaria: "A L'OEUVRE ON CONNAÎT L'ARTISAN" OU "AQUILA NON CAPIT MUSCAS"
domingo, fevereiro 18, 2007
Refiro-me ao mais conhecido por BIFE, de nome completo JOSÉ SILVA OLIVEIRA.
O ex-jogador José Silva Oliveira, o Bife, brilhou no futebol do Mato Grosso vestindo as camisolas de Operário e Mixto. Nasceu em Vera Cruz, interior de São Paulo, e faleceu anteontem, 16 de Fevereiro de 2007, com 57 anos, vitimado por falência múltipla dos órgãos decorrente de uma cirrose hepática.Após ganhar fama no Mato Grosso, transferiu-se para Portugal onde defendeu as cores do actual comandante da Liga Lusa, o F.C. Porto e no Belenenses. Maior artilheiro do estádio José Fragelli, em Cuiabá (Brasil), onde marcou 97 golos, estava trabalhando no projecto Bom de Bola, Bom de Escola, onde instruía jovens e crianças e batia uma bolinha nos finais de semana.Seu primeiro clube profissional foi o Operário de Várzea Grande. Mas foi no Mixto que ficou conhecido. Pelo Porto, de Portugal, deixou uma marca significativa. Em meia temporada, marcou 14 golos. Todos os desportistas portugueses o relembram com admiração e respeito, na saudade do futebol, de outros épocas onde o BIFE – como era mais conhecido -, deixou marcas positivas que bem poderiam servir de exemplo para os jogadores da actualidade
Sobre outros aspectos desta jornada e muito mais sobre desporto, basta clicar nos link's para o jornal O JOGO e INFORDESPORTO que disponibilizo a seguir.
RESULTADOS DA JORNADA
CLASSIFICAÇÃO GERAL
PRÓXIMA JORNADA
sábado, fevereiro 17, 2007
Olhem e digam se não estava engraçado? A frase era esta:
Antes de começar o trabalho de mudar o Mundo Aprenda a ouvir os apelos
ver as injustiças e exigir seus direitos.
Andei pela Blogger (Globo) até ao dia em que me insurgi contra uma atitude menos correcta do presidente Lula, do Brasil, que chamou de covardes a meus colegas brasileiras, por não alinharem na ideia de um controlo sub-reptício (censura…), sob a capa de protecção dos profissionais em confronto com amadores. Aí, meus amigos, meu blog com mais de dois anos e mais de 700 post’s e cerca de 12 mil visitas.. SUMIU sem mais nem menos. Então, por indicação da TDM mudei para a WEBLOGGER/TERRA onde ainda consigo manter-me. À cautela, arranjei um clone (não vá o diabo tecer sua teia)
( linkar meus escapes ) que tem um link neste meu actual “Estórias p’ra Contar”.
Esta evocação vem a propósito de mostrar meus primeiros propósitos, a que não fiquei totalmente rendido por ser mais jornalista do que escritor. De quando em vez lá conto isto ou aquilo. E, hoje, tenho uma estorieta p’ra contar:
Ontem em amena cavaqueira com meu colega de redacção, Pedro Azevedo – devo dizer-vos que o Pedro é um tipo magricela, vivo e sempre bem disposto, que gosta de atemorizar os outros com apertos de mão fortes, de quebrar os ossos… truques que eu compreendo mas não me atemorizam. Nem quando fica a substituir o editor nacional e tem arreganhos, ele consegue me amedrontar… podes crer Pedro! Bem, o Pedro entra na baila por ter tido ontem uma revelação do seu passado como praticante de atletismo nas provas de corta-mato. Quem havia de dizer que um larica daquele tamanho andou a correr nos matos alterosos desta praça. Disse ele que gramou a coisa e até andou por perto de máximos. (como se eu acreditasse.) mas bem, a correria dele lembrou-me de uma cena engraçada ocorrido em Angola, com um amigo meu, o Isidro Louro, atleta do verdadeiro ATLÉTICO DE LUANDA (o Catetão como o Rui Carvalho apelidou na hora da descolonização) hoje herdado pelo Petro Atlético. Um nome que fez furor nas Corridas de S. Silvestre, com o apoio do insubstituível DEMÓSTENES DE ALMEIDA - homem que lutou por valores angolanos em todas as vertentes, dignificando sempre o seu nome, as suas convicções e sempre, repito, com uma educação exemplar. Pois o Isidro Louro, numa S. Silvestre, creio a 31 de Dezembro de 1976 – a primeira corrida depois de independência em Novembro de 1975 -, lá estava ele. Ele, magrito, de pescoço curto e cabelos demasiados na nuca, na linha de partida, na Marginal. O percurso da prova, bem delineado, com sprints e subidas chatas, como a da Fortaleza de S. Miguel – seguia pelo Largo de Palácio e ia desembocar à rua Da Misericórdia – transversal à que dá ao actual Hospital Graça Machel – onde por casualidade morava o Isidro. Pois bem. O nosso amigo, estava enganado quanto à preparação física – dois anos sem trinos… - e, ao olhar a casa e pensando que na geleira tinha lá umas cucas geladinhas, não teve alternativa para a tentação e esgotamento emn que se encontrava:
- Eh pá, disse para o apoiante – eu vou ali beber água e volto já.
E foi, mesmo a correr para dentro da sua casa. Mas não saiu logo. Por lá ficou e, por volta da meia-noite, telefonou para a Rádio Nacional, onde eu me encontrava, a perguntar quem tinha ganho a corrida.
Ao recordar o episódio, voltei a rir e o Pedro também achou graça, ou fingiu que sim…
Até à próxima.
sexta-feira, fevereiro 16, 2007
Com a invernada de hoje, meu dia ficou estragado. O frio é saudável, a chuva refresca mas o vento… o vento é chato, e irrita-me sobremaneira. Andar com o vento a empurrar-me para a frente ou a travar minha caminhada… tira-me todos o humores. Olho para as pessoas, de esguelha e de olhos semicerrados, baixo a cabeça para cortar a ventania e nunca mais consigo olhar direito porque os pingos de água obstruem. Eu que sempre vivi em Angola, onde apenas suportamos duas estações – Cacimbo e Verão -, vejo-me e desejo-me aqui nesta Europa cheia de problemas meteorológicos a que eu não estava habituado. Ninguém me chamou, mas eu quis vir por imperativo de consciência e não me arrependo, razão que me assiste para suportar isto com ânimo verdadeiro. E, hoje, mais uma vez ao cabo de 12 anos de permanência nesta terra que foi berço de meus Pais, eu suporto este clima invernoso com o espírito de sacrifício natural.
Neste momento, já estou bem. Dei asas à imaginação, descarreguei o stress e, estou respirando fundo.
Sentado em minha banca de trabalho, olho o monitor da TV e vejo o segundo golo do FC Porto, obtido pelo Lucho no aproveitamento de uma defesa incompleta do guarda-redes Taborda, do Naval. Lembro que até agora, o duo proveniente da terra do Cantinflas, volta a brilha, uma vez ter sido Lisandro quem rubricou o primeiro golo dos portistas. E até ao final da primeira parte o placard não voltou a funcionar.
Volto dentro de alguns momentos.
CONTINUAÇÃO - 23h20
Neste curto intervalo, fui até ao refeitório “fintar” o apetite e mastiguei três rissóis de camarão que estavam bem gostosos, embora a massa estivesse insosso. E nesse espaço, continuei a ver o jogo FC Porto x Naval. Como cheguei um pouco atrasado, já havia 3-0, com um golo de Lisandro a bisar no início da segunda metade. Gostei de ver o Naval jogar. Lutou sempre, tem jogadores de boa técnica e no conjunto, além de algumas deficiências tácticas, mostrou-se uma equipa que sabe jogar e deixa jogar. Só que o Porto tem uma equipa que comanda o campeonato. E hoje bem precisava de se redimir dos últimos resultados que nada abonaram o conjunto portista.
E, o jogo acabou por confirmar isso mesmo com mais um golo, o quarto, este apontado por Adriano que voltou a mostrar engodo pela baliza, após um mês a contas com uma lesão e quase fora do clube, na época de transferências de Inverno. Ele está de volta. Gostei a ver os pormenores de Rentería, aquisição de Inverno, que hoje foi baptizado em jogo de cariz fácil para os comandados de Jesualdo Ferreira.
E enquanto para aqui dissertei sobre futebol, no Mundo muito aconteceu, sobressaindo, de momento duas coisas que me fazem pensar: a descoberta de um ponto fraco no vírus da SIDA, anunciada pela revista “Nature”, é crucial por abrir caminho a novos fármacos contra a doença e deixa perspectivar a descoberta de uma vacina contra o VIH, uma garantia que é oferecida à comunidade pelos cientistas da equipa de Peter Kwong, dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos da América.
A outra, é revelada pela coragem demonstrada pelo presidente da Venezuela Hugo Chavez, ao ameaçar nacionalizar supermercados e armazéns que vendam produtos alimentares de primeira necessidade, como carne, frango ou leite, acima dos preços máximos estabelecidos e publicados na “Gazeta Oficial”. Foi eleito pelo povo, fez promessas e agora, tem de as cumprir… em defesa do povo. Claro, ao entrar nos problemas económicos do país… Chaves está a semear descontentamentos e vão lhe cobrar, não hajam dúvidas.
quinta-feira, fevereiro 15, 2007
ANGOLA
GIRABOLA
A jornada inaugural do GIRABOLA’2006, ficou completa ontem com a realização dos jogos que haviam sido adiados devido à particpação das equipas que estão qualificadas na disputa de competições africanas.
As expectativas das estreias dos emblemas que receberam novos técnicos estrangeiros, casos do Petro Atético, com Bernardino Pedroto (português), ASA, com Manuel Fernandes (português) e Interclube, com Carlos Mozer (brasileiro), saíram frustradas com os resultados, pois nenhum deles venceu os jogos. O Petro foi derrotado por 3-2, em Lubango, pelo Benfica local; o ASA empatou (0-0) frente à Académica do Soyo (no domingo) e o Interclube empatou (1-1) com o Sagrada Esperança.
Ontem, o Primeiro de Agosto venceu pela tangente (1-0) o Atlético do Namibe e o Benfica de Luanda foi ao planalto central somar uma derrota (2-0) frente ao regressado Petro do Huambo.
PORTUGAL
TAÇA UEFA
Esta noite, o futebol português somou pontos importantes na classificação europeia da UEFA, graças ao desempenho positivo do Sporting de Braga que defrontou no seu reduto, a forte equipa italiana do Parma, vencendo por 1-0, num golo de execução genial e perfeita de Zé Carlos, ao dobrar do 80º minuto.
Uma vitória em que poucos acreditavam, Mas agora consubstanciada que está, há que valorizar esta carreira surpreendente dos bracarenses na competição da UEFA. No jogo da segunda-mão, o Parma vai ter de jogar diferente para superar a desvantagem, no entanto, hoje ficou claro que a maior posse de bola, maior acinte e mais pendor atacante dos portugueses põem em sentido os italianos e deixam boas perspectivas de se vincularem para a etapa seguinte.
Uma boa semana UEFEIRA para o futebol luso.
BRASIL
CASO CHRISTIAN
Péssima notícia para os adeptos do Internacional. A FIFA enviou ao Beira-Rio um parecer sobre a situação do ponta-de-lança Christian, mas a resposta foi negativa. A entidade que comanda o futebol mundial não liberou o atleta para jogar pelo Colorado.
A esperança, a partir de agora, reside na possibilidade de a situação mudar de figura. A FIFA pediu ao INTER mais tempo para avaliar o caso. A Direcção do clube gaúcho terá que enviar novos documentos para a Suíça. (com Globoesporte).
quarta-feira, fevereiro 14, 2007
BENFICA COM VITÓRIA
de “ÚLTIMA HORA”
respirou fundo…
… respirou fundo graças a Miccoli, no aproveitamento de uma defesa incompleta de… a um remata de Derley. O “pequerrucho gadelhudo” da terra das pizzas, aproveitou bem e apanhou a bola no peito do pé, a subir fazendo ressalto na transversal e a consolidar uma vitória merecida – e suada – que estava a fugir desde as defesas impossíveis de… ao remate de Simão ao poste, minutos antes da bola entrar para suar o apito final, que deixou os benfiquistas, e não só, mas, também todos os adeptos do futebol português satisfeitos.
Jogo muito disputado no meio campo, notando-se muito nervosismo por parte de alguns jogadores lisboetas, que nem sempre tiveram discernimento das jogadas em que estavam envolvidos para darem o melhor seguimento aos lances. Por isso Fernando santos estava a ficar desesperado. Mais uma vez, não gostei de ver Petit jogar. É um jogador quezilento, hipócrita consciente, revelando-se perigoso quando vai a jogadas para travar o adversário. Ainda hoje o vi a fazer várias entradas merecedoras de cartão vermelho, desculpadas pelo árbitro. Uma delas até agrediu com a mão esquerda um adversário, para além da entrada do “sai daí…”.
Para uma análise mais sucinta sobre este encontro, leia a crónica on-line, no site da UEFA.
A CAIS é uma Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos. Nasceu em 1994 e a sua missão situa-se no apoio à reinserção social da população sem-abrigo em Portugal.
O Centro CAIS, é um Centro de Dia, comunitário e polivalente. A sua prioridade é educar para uma vida dia lógica, para a autonomia e cidadania através da criação de diversas actividades e estratégias de intervenção social, junto da população sem-abrigo e de outros grupos sociais, afectados por situações de exclusão social ou outras privações sócio-económicas e culturais.
Com as Oficinas a CAIS acredita que é através da relação com os outros, do desenvolvimento de trabalhos artísticos ou de aquisição de conhecimentos profissionalizantes, do aumento da sua auto-estima, promovida através do prazer de exercer uma actividade, que se poderão construir novas plataformas de inserção na vida.
A Associação CAIS crê que é pela troca de experiências de vida entre grupos sociais muito diversificados, com as suas potencialidades e fragilidades, que a reabilitação social e profissional de gente à margem deve acontecer.
Assim sendo, tem como objectivos gerais:
Para além do apoio aos grupos socialmente excluídos tem como objectivo informar e sensibilizar agentes políticos e o público em geral. A CAIS, em parceria com outras instituições no terreno, tem também promovido o estudo e o debate das questões sociopolíticas que afligem de momento o nosso país, tal como a imigração e sua relação com a exclusão social.
Para qualquer assunto, contacte com silvia.azevedo [mailto:silvia.azevedo@cais.pt]
segunda-feira, fevereiro 12, 2007
EM QUE MUNDO VIVEMOS?
Você sabe? Eu não sei hoje, soube ontem e, talvez, venha a saber, outra vez, amanhã.
As imagens que aqui ficam, pertencem ao concurso de fotojornalismo anual da WORLD PRESS PHOTO, que premeia as melhores fotos.
Repare bem no mundo em que estamos. Parece haver mundos diferentes. Parece não! Há.Mas, para os distinguirmos, temos de ser sensíveis às realidades de ambos. E as imagens não deixam dúvidas. São dois mundos dentro de um só… Lembram-se do Muro de Berlin? É essa a sensação que me ocorreu para dar a entender a ideia: A Alemanha é única, mas estava dividida… duas RFA e RDA num mesmo país.
Nestas imagens o que vemos? Num ambiente de guerra, destruição, drama… meninos “bem” passeiam em carro descapotável e tiram fotografias com telemóvel. Esta valeu o primeiro prémio a Spencer Platt, da Getty Images.
Na outra, a que foi laureada com o segundo prémio, é de Arturo Rodrigeuz, da Associated Press. Mostra-nos o confrangedor e humano ambiente numa praia de Tenerife (Ilhas Canárias),com turistas a tratarem de socorrer imigrantes africanos que enfrentaram a morte no mar em busca de um refúgio para sobreviverem. Um confronto que dá para pensar em que mundo nós estamos, em pleno século XX, cada vez mais revelador das desigualdades sociais que erguem muros entre seres humanos, geram conflitos de alma e lutas sem esperanças e sem conteúdo, que façam sobreviver os desprotegidos.
[O espanhol Arturo Rodrigeuz, da Associated Press, foi o segundo colocado em reportagens com pessoas, com uma série de imagens de turistas ajudando imigrantes em Tenerife.- BBC]
CRÉDITOS - Estas fotos foram retiradas do site da BBC, no entanto, são exclusivos rigorosos da World Press Photo.
domingo, fevereiro 11, 2007
ganharam uma preciosa ajuda
O ABORTO DEIXARÁ DE SER CRIME
No referendo deste domingo, como era de esperar, os portugueses – embora com uma taxa de abstenção elevada -, votaram SIM segundo divulgação feita pelo Stape (Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral), após o apuramento de 4260 freguesias, com uma afluência às urnas de 43,61 por cento.
Esta vitória do SIM fica expressa em 59,25% contra 40,75% de votos NÃO.
Este resultado é evidente que contraria alguns milhares de votantes, entre os quais e na maioria homens, que, certamente, vão tentar algo que possa ainda abrir portas para uma contestação, dado o elevado grau de abstenções.
Mas eu não julgo ser possível adulterar esta retumbante vitória por muito que a derrota custe àqueles que estão camuflados e pugnaram por manter o ABORTO CLANDESTINO, uma excelente fonte de receita, com negócio montado há longos anos onde milhares de mulheres se entregaram sem se aperceberem dos riscos que correram. Com esta vitória mais nenhuma mulher precisa de ir às escondidas interromper uma gravidez indesejada. E não me venham com argumentos de que hoje há contraceptivos porque não serve para validar um voto NÃO. E, muito menos, com preconceitos religiosos, pois cada um é livre de seguir o agnosticismo.
Faço ideia do desespero dos que alimentavam tamanho crime de facturar à sombra da lei, sem recibos verdes, sem IRS a declarar… e o pecúlio a aumentar.
Estou crente que esse negócio ilícito acabou. Que as mulheres que enfrentarão o problema saberão resolvê-lo a tempo e horas, beneficiando desta vitória maravilhosa do SIM. Isto é: que não deixem protelar o problema, e saibam ser dignas de si próprias… sem medos.
Os estreantes no GIRABOLA, Juventude Atlético do Moxico e Santos Futebol Clube de Angola, defrontaram-se no Luena (capital do Moxico), com os locais a serem goleados por 0-4, numa estreia pouco promissora, pelo menos no que respeita ao sector mais recuado, porque o meio campo e linha avançada até deixaram boas indicações. O Santos, pode vir a dar alguns problemas quando ganhar rodagem e maturidade na prova maior do futebol angolano.
O Primeiro de Maio de Benguela recebeu o Desportivo da Huila e venceu de forma convincente o seu antagonista, deixando a ideia de que a prova deste ano será para disputar a manutenção.
Os jogos em atraso devido à participação em competições internacionais, estão marcados para quarta-feira próxima e o calendário é o seguinte:
Benfica do Lubango - Petro de Luanda (Estádio do Ferrovia); Petro do Huambo - Benfica de Luanda (Estádio do Kurikutelas) e 1º de Agosto - Atlético do Namibe (Estádio dos Coqueiros).
Taças Africanas
PRIMEIRO DE AGOSTO ELIMINADO
Quem passou sem “espinhas” foi o Benfica de Luanda, frente ao San Pedro Claver, da Guiné Equatorial, em jogo da segunda mão que conta para a Taça da Confederação Africana de Futebol (CAF), ao vencer, em Luanda, por 2-0. No jogo da primeira-mão, disputado na Guiné, venceu por 1-5 e tudo estava dito… Agora, na etapa seguinte vai defrontar o Motema Ya Pembe, do Congo Democrático.
Dona Maria de Jesus vive em Corujo, concelho de Tomar (Portugal), e no último mês esteve numa sardinhada, foi ao casamento de um bisneto e comemorou hoje, imaginem,113 (cento e treze anos)anos. Admite que a filha a ponha num lar "quando for velha".
Mas saiba mais sobre DONA MARIA JESUS, lendo a notícia completa do "Diário de Notícias" (Lisboa)
sábado, fevereiro 10, 2007
Que falem os portistas e que os sonhadores de Alcântara já na história ficaram, ainda que jogados para fora da competição pela Académica, em jogo na Tapadinha.
E, acompanhando a sintonia gozável do outro dia, resta o Sporting que goleou o Pinhalnovense, único sobrevivente “dos chamados grandes”na edição 2007 da Taça.
No abandono da prova ficaram: NACIONAL, MAIA, NAVAL, ODIVELAS E BENFICA; continuam os vencedores da eliminatória: BEIRA-MAR, BOAVISTA, BRAGANÇA, BELENENSES, ACADÉMICA, SPORTING E VARZIM.
Se não podemos esquecer que tem sido o "palanca negra" Mantorras que, nos derradeiros minutos dos jogos, tem safo os benfiquistas, desta vez a glória não surgiu para os “águias” mas aconteceu com outro angolano: MENDONÇA, o “palanca negra” do jogo com o Vitória de Setúbal, que hoje, jogando como gosta marcou o segundo golo, quando faltavam cerca de 10 minutos para terminar a partida.
E agora é que os benfia«quistas já não vão rir mais do Porto... não. É sempre bom esperar pelo fim, para ver quem ri melhor. Estou radianbte porque o meu Belenenses – à rasquinha -, lá passou a eliminatória... seria uma desilusão se o sorteio lhe conferisse o Sporting... à 7ª eliminatória. Ou talvez não... acredito que o Belenenses tem equipa para vencer a do Sporting. Esperemos.
E, amanhã, como é?
EU VOU VOTAR SIM!
SIM porque a interrupção voluntária da gravidez nas primeiras semanas é um acto médico seguro, de baixo custo e com poucos riscos para a saúde da mulher.
Uma gravidez indesejável pode acontecer a qualquer casal. Pode acontecer-lhe a si!
Há que defender uma maternidade consciente e responsável. Defender o direito à escolha.
Se votasse NÃO, IRIA CONTRIBUIR PARA QUE MUITAS MULHERES CONTINUEM A ESTARA EXPOSTAS A COMPLICAÇÕES GRAVES COMO HEMORRAGIAS E INFECÇÕES. ALGUMAS FICAM INFÉRTEIS, NÃO PODENDO VIR A TER FILHOS.
Alinhei nestes breves conceitos com base na opinião de várias dezenas de médicos portugueses, dos mais qualificados, que tiveram a brilhante ideia de dar a conhecer estes simples aspectos que justificam, plenamente, que eu tenha posto de parte hesitações e tenha reforçado O MEU DESEJO DE VOTAR E DE IR VOTAR COM A CRUZ NO SIM.
FUTEBOL ANGOLANO EM FOCO
Recorde-se que o Petro qualificou-se esta semana para a fase preliminar da Liga dos Campeões Africanos” frente ao Civics da Namíbia, ao empatar a uma bola, dado que no jogo da primeira mão, disputado em Luanda, venceu por 1-0. Na fase seguinte, irão defrontar o Young Africans, da Tanzânia.
A maior ``sangria`` registou-se no ASA, que perdeu o presidente de Direcção João Andrade, o técnico Pedroto e os jogadores titulares Malamba, Humberto, Lofo e Love Kabungula. No entanto reforçou-se no comando técnico com um treinador português de nomeada, Manuel Fernandes, e, provavelmente com atletas provenientes dos Camarões e do Congo Democrático. O Sagrada Esperança, campeão nacional 2005, vai tentar recuperar o título na posse do 1º de Agosto, com Albano César à frente do conjunto. Os lundas também fizeram algumas aquisições no mercado continental e sul-americano. O Benfica do Lubango, equipa sensação do Girabola`2007, ao ocupar o quinto lugar da classificação geral, pode voltar a surpreender na presente temporada, apesar de não constar da lista de reforços nomes sonantes. O Desportivo da Huíla, Atlético do Namibe, Académica do Soyo, 1º de Maio de Benguela, são tidos como clubes que vão lutar pelos lugares no meio da tabela, ao passo que o "regressado" Petro do Huambo e os neófitos Santos F.C. de Angola e Juventude Atlético do Moxico, deverão bater-se pela permanência na primeira divisão.
11/02/07 - amanhã
TAÇA DE PORTUGAL
VI Eliminatória
Sporting goleia Pinhalnovense
e passa aos "quartos"
[Foto INFORDESPORTO ]
O Sporting apurou-se hoje para os quartos-de-final da Taça de Portugal em futebol, ao golear o Pinhalnovense por 6-0, em encontro disputado no Estádio Alfredo da Silva, no Barreiro.
Os "leões" cedo resolveram a contenda a seu favor, tendo chegado ao intervalo a vencer já por 4-0, com tentos de Liedson (dois), Custódio e Carlos Bueno, enquanto Yannick Djaló e Carlos Bueno foram os autores dos dois golos na etapa complementar.
Nos outros dois encontros já disputados nestes oitavos-de- final, o Belenenses (Liga) foi vencer no reduto do Odivelas (II Divisão) por 1-0, o mesmo sucedendo com a Académica (Liga), que venceu por idêntico resultado no reduto do Atlético (II), a equipa sensação da prova, depois de ter afastado o detentor do troféu, o FC Porto.
A decorrer estão ainda três encontros, fechando esta ronda da Taça com o Varzim (Liga Honra)-Benfica (Liga), agendado para as 20:30 na Póvoa de Varzim.
Já com presença assegurada nos quartos-de-final, cujo sorteio será efectuado terça-feira na sede da Federação, em Lisboa, estava o Sporting Braga, que ficou isento nesta eliminatória.
quarta-feira, fevereiro 07, 2007
Hoje volto ao ciclo a que habituei meus visitantes, após dois dias de folga que me deram bastante jeito. Foi dormir até asfixiar Morfeu…
E regresso com a satisfação dupla de ter seleccionado para este post dois dos acontecimentos que mais alegria me deram: a VITÓRIA DE PORTUGAL SOBRE O BRASIL e a PASSAGEM DOS “PALANCAS NEGRAS” POR SETÚBAL (PORTUGAL) onde, num jogo particular venceram a equipa local por 2-1 e um penálti falhado quando faltavam três minutos para o apito final.
Scolari chateou Dunga e vai de vitória em vitória, nesta caminhada para o Mundial. E desta feita, com algumas particularidades que fizeram o deleite de milhares de espectadores londrinos e no mundo que acompanhou o encontro pela TV. Para além das muitas substituições e testes feitos, os portugueses foram sempre equipa, com os habituais altos e baixos, mas diferenciados pelas exibições de Quaresma, Cristiano Ronaldo, Deco….e, claro dos autores dos golos: Simão e Ricardo Carvalho.
Mas leia AQUI a crónica dos enviados especiais a Londres do jornal O JOGO.
ANGOLA vence V. SETÚBAL
Não tive oportunidade de ir a Setúbal ver o jogo. Razão que me leva a recorrer ao link que mais oferece na análise ao encontro, que vos oferecemos com a devida vénia ao site MAIS FUTEBOL
domingo, fevereiro 04, 2007
Por não ter havido acordo entre as Federações angolana e senagalesa quanto ao local para a realização deste encontro de preparação para o CAN'2008, dado que Angola propôs a Gâmbia ou Luanda,devido à instabilidade política no Senegal, proposta rejeitada pelos senegaleses que queriam jogar em França, numa demonstração de má cooperação. Assim, a FA contactou o Vitória de Setúbal (POrtugal) e tudo indica estar confirmado o jogo entre os "Palanas Negras" e o Vitória de Setúbal, na próxima quarta-feira, no Estádio do Bonfim.
Numa primeira parte bastante equilibrada, com as duas equipas em acções ofensivas abertas, foram os militares que inauguraram o marcador por Henry Milanzi, quando o cronómtero maracava quatro minutos de jogo. Volvidos dez minutos, Serge restabelece a igualdade, de penálti, originado por Locó ao cortar com a mão, resultado que se manteve até ao intervalo.
sábado, fevereiro 03, 2007
BENFICA EMPATA NA LUZ
O jogo em Alvalade causou durante muitos minutos... calafrios, desespero aos sportinguistas. E parecia que se iria assistir a algo semelhante à Luz e ao Dragãio. Um golo dos madeirenses na primeira parte duroiu até ao segundo tempo. Um penálti (mal assinalado) que Liedson desperdiçou ditava um dissabor para o Sporting... mas, a viragem aconteceu como um relâmpago de Bueno a fazer quatro golos que somados a um de Liedson.. resultou num inesperado e hist+iroco 5-1. Jornada fantástica esta da Liga. Vai ficar na História do Liga... onde o único vencedor pela liderança foi a equipa de Paulo bento e merecdidamente. Quanto a Bueno.. bem ele é mesmo bueno... em qualquer dos golos, no entando o último é de uma classe singular. Benfica e Poro ficarma de boca aberta... e não´foi caso para menos.
Sobre outros aspectos desta jornada e muito mais sobre desporto, basta clicar nos link's para o jornal O JOGO e INFORDESPORTO que disponibilizo a seguir.
sexta-feira, fevereiro 02, 2007
Eis a lista de convocados:
Lamá e Nuno, guarda-redes;
Loco, Lebo-Lebo, Jamba, Kaly e Yamba Asha, defesas;
Miro,
Figueiredo (ex-Varzim), Marco Airosa (Olhanense), Avex, Edson (Paços de Ferreira), Mendonça (Varzim), André Makanga e Zé Kalanga, Médios; Mantorras (Benfica), Jonhson Makaba, Flávio; Mateus (Gil Vicente) e Manucho, avançados
O Senegal, equipa infortunada que Artur Jorge orientou no CAN’2006, pratica futebol de excelente qualidade e nas suas fileiras militam nomes de craques que pontificam na Europa, no entanto, os “palancas” têm capacidades que podem contrariar a maioria dos prognósticos para este amistoso. Imagens retIradas de WEBSITES/SPORTS
quinta-feira, fevereiro 01, 2007
O momento de ponta nestas últimas semanas, para além de casos muito mais dramáticos como são, por exemplo, o “Caso Esmeralda” – menina que levou pai para a cadeia -, o reaparecimento mais vigoroso de Fidel Castro, na TV cubana e o elevado número de mortes que continuam a ocorrer no Iraque…
Hoje, tive a minha consulta de rotina que me levou a andar a pé na rua. Esta situação chocou de caras com os distribuidores de panfletos publicitários apelativos aos votantes, cada qual com a sua sabedoria e capacidade de persuasão. Primeiro, em Campo Grande, eis uma senhora com aspecto muito religioso entregou-me um panfleto com grafismo insinuador ao patriotismo com bandeira nacional e tudo. Uma verdadeira obra de marketing com literatura fora do habitual, por tal, convidativa a que eu não resista à tentação de a divulgar integralmente. Aqui fica com a devida vénia à autoria (pontuação respeitada):
No verso do panfleto o espaço permitido pelo A5 em off-set, foi ocupado com imagens impressionantes de fetos (sem prévio aviso de que poderiam afectar pessoas sensíveis) com evocações de citações bíblicas e convidando os leitores a contactarem com o tal grupo de americanos, em três sites e um e-mail.
Eu sou pelo SIM. E sou convictamente e vou votar SIM. As verdades são por demais evidentes para que eu nunca criasse um problema de consciência grave. E devo dizer que as imagens que o NÃO publicou, embora me tivessem impressionado - por serem por demais chocantes e abusivas -, são truncadas, não me provaram nada de criminoso. Justifico-me: uma vez vi e outras nn vezes li e soube de casos em que são encontrados recém nascidos abandonados em contendores, casas de banho, locais ermos paridos sabe-se lá em que condições. Fetos que nalguns casos estão mortos e noutros salvos in extremis. Porque razão uma mãe abandona um filho ou mata um filho? Eu não sei responder com verdade provada. Mas entendo que a negação de ser mãe para toda a vida só pode evidenciar medo, arrependimento, falta de informação, fuga às críticas de uma esteriotipada sociedade, naufragando em preconceitos religiosos ou pobreza impeditiva de criar encargos maiores. Isto, neste caso em que o parto acontece mas é escondido. O aborto legal, teria resolvido o problema e evitado a morte de "gente em gestação" completamente com o direito a viver… de gente que teria um futuro, sem nunca ter conhecido seus pais. Isto, sim, é crime grave. Abortar, conscientemente, porque se cometeu um erro ou se foi vítima de abuso sexual… é um direito da mulher grávida, que reconheceu a tempo o seu erro (ou ter sido vítima) por nunca ter sido informada e educada sexualmente. As situações de uma gravidez inesperada são tantas, que enumerá-las seria fastidioso. Apenas, porque entendo os argumentos dos que são pelo NÃO, eu acho que a Lei deveria ser pelo SIM apoiando as mulheres que pretendam interromper a gravidez, depois de justificadas as razões pela opção. E, em caso de ser permitido o aborto, este só deveria ser feito desde que o feto não tivesse atingido o ciclo do sofrimento. E, neste pormenor, não posso pronunciar-me porque sou um leigo declarado. Após a primeira falha do ciclo, a mulher sabe que está grávida. Aí é que deveria requerer o aborto legal, admito eu. Porque depois disso, é porque admitiu engravidar e, nesse caso, deverá sofrer as consequências para não interromper a gravidez, a não ser que hajam outras razões a considerar e a ponderar.
Meus pais, sei lá se o velhote era ou não um fod…, (mas deve ter sido… rss) tiveram 7 filhos. Eu sou o caçula. Não sei se permeio houve algum aborto. Depois de mim ainda nasceu mais uma menina. Eu, casado há quase 50 anos, permiti em ocasião difícil e quando já tinha quatro meninas no “suporte da vida”, que minha mulher fizesse um aborto (uns 1o dias após a falta do ciclo menstrual), que oferecia e maior confiança. Tudo correu sem problemas de qualquer espécie. No, entanto, um ano depois acabámos por encomendar aos deuses que regem estas coisas, mais um rebento na esperança de ser o caçula… e, tudo correu como nós desejámos: nasceu o rapazinho querido que hoje tem 23 anos. Se tivéssemos cometido algum crime, certamente que DEUS NOS TERIA CASTIGADO. E ISSO NÃO ACONTECEU.
-mailto:-carlospereirangola@gmail.com
Imagens retiradas dos sites "Voz da Planície", "Açores.net e Tounalua.blogspot