sábado, fevereiro 10, 2007


FUTEBOL ANGOLANO EM FOCO

[Com Fernando Mateus -. Angop]


Catorze equipas vão participar a partir deste fim-de-semana na 27ª edição da prova mais importante do futebol angolano, o Girabola`2007.Com o Primeiro de Agosto a apresentar-se como principal candidato, na qualidade de campeão em título, terá, no entanto, que contar com os que também têm aspirações, reforçaram-se e remodelaram o sector.É certo qie as fileiras dos militares foram renovadas com as aquisições de Love Kabungula, Mbiavanga Kapela, André, Miro, Mendes e Alberto, com o holandês Jan Brower no comando técnico, terão como principais opositores na luta pela revalidação do título, o Petro-Atlético de Luanda (vice-campeão), ASA, Interclube, Benfica de Luanda e Sagrada Esperança da Lunda Norte.Deste grupo, o Interclube e o Benfica são as formações que ainda não venceram o Girabola, mas pelo seu desempenho na edição passada, em que se posicionaram entre os seis primeiros classificados, tudo indica que este ano o objectivo será a conquista do troféu. Para esta temporada, as duas formações recorreram ao mercado africano para reforçar os seus conjuntos. A equipa do Inter agora sob o comando do bralieiro Carlos Mozer, olha longe enquanto os benfiquistas continuam com o angolano Zeca Amaral, que tem dado provas muito boas desde que assumiu o comando da equipa.

O Petro de Luanda é a formação que mais se reforçou, desde a equipa técnica, agora sob o comando de Bernardino Pedroto – que abandonou o ASA -, a atletas de renome, com destaque para o guarda-redes João Ricardo, que defendeu a baliza dos “Palancas Negras” no CAN e no Mundial ‘2006.
Recorde-se que o Petro qualificou-se esta semana para a fase preliminar da Liga dos Campeões Africanos” frente ao Civics da Namíbia, ao empatar a uma bola, dado que no jogo da primeira mão, disputado em Luanda, venceu por 1-0. Na fase seguinte, irão defrontar o Young Africans, da Tanzânia.
A maior ``sangria`` registou-se no ASA, que perdeu o presidente de Direcção João Andrade, o técnico Pedroto e os jogadores titulares Malamba, Humberto, Lofo e Love Kabungula. No entanto reforçou-se no comando técnico com um treinador português de nomeada, Manuel Fernandes, e, provavelmente com atletas provenientes dos Camarões e do Congo Democrático. O Sagrada Esperança, campeão nacional 2005, vai tentar recuperar o título na posse do 1º de Agosto, com Albano César à frente do conjunto. Os lundas também fizeram algumas aquisições no mercado continental e sul-americano. O Benfica do Lubango, equipa sensação do Girabola`2007, ao ocupar o quinto lugar da classificação geral, pode voltar a surpreender na presente temporada, apesar de não constar da lista de reforços nomes sonantes. O Desportivo da Huíla, Atlético do Namibe, Académica do Soyo, 1º de Maio de Benguela, são tidos como clubes que vão lutar pelos lugares no meio da tabela, ao passo que o "regressado" Petro do Huambo e os neófitos Santos F.C. de Angola e Juventude Atlético do Moxico, deverão bater-se pela permanência na primeira divisão.

CALENDÁRIO DOS JOGOS
11/02/07 - amanhã

Juventude Atlético do Moxico - Santos FC de Angola (Luena); ASA - Académica do Soyo (Estádio da Cidadela); 1º de Maio de Benguela - Desportivo da Huíla (Estádio Municipal); Interclube - Sagrada Esperança da Lunda Norte (Campo 22 de Junho

14/02/07 – Quarta-Feira

Benfica do Lubango - Petro de Luanda (Estádio do Ferrovia); Petro do Huambo - Benfica de Luanda (Estádio do Kurikutelas) e 1º de Agosto - Atlético do Namibe (Estádio dos Coqueiros).




A jornada africana das formações angolanas prossegue amanhã com dois jogos. Para as preliminares da liga, o campeão nacional, 1º de Agosto, tem uma difícil deslocação ao campo do Manga Sport do Gabão, para tentar corrigir a desvantagem de 0-1 consentida em Luanda, no estádio dos Coqueiros, há 15 dias.Por seu lado, o Benfica de Luanda, com larga vantagem de golos (5-1) vai confirmar a sua qualificação para a etapa seguinte da Taça da Confederação quando receber o San Pedro Claver da Guiné Equatorial, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda.



TAÇA DE PORTUGAL
VI Eliminatória


Sporting goleia Pinhalnovense
e passa aos "quartos"


[Foto INFORDESPORTO ]

O Sporting apurou-se hoje para os quartos-de-final da Taça de Portugal em futebol, ao golear o Pinhalnovense por 6-0, em encontro disputado no Estádio Alfredo da Silva, no Barreiro.
Os "leões" cedo resolveram a contenda a seu favor, tendo chegado ao intervalo a vencer já por 4-0, com tentos de Liedson (dois), Custódio e Carlos Bueno, enquanto Yannick Djaló e Carlos Bueno foram os autores dos dois golos na etapa complementar.
Nos outros dois encontros já disputados nestes oitavos-de- final, o Belenenses (Liga) foi vencer no reduto do Odivelas (II Divisão) por 1-0, o mesmo sucedendo com a Académica (Liga), que venceu por idêntico resultado no reduto do Atlético (II), a equipa sensação da prova, depois de ter afastado o detentor do troféu, o FC Porto.
A decorrer estão ainda três encontros, fechando esta ronda da Taça com o Varzim (Liga Honra)-Benfica (Liga), agendado para as 20:30 na Póvoa de Varzim.
Já com presença assegurada nos quartos-de-final, cujo sorteio será efectuado terça-feira na sede da Federação, em Lisboa, estava o Sporting Braga, que ficou isento nesta eliminatória.