segunda-feira, fevereiro 12, 2007

EM QUE MUNDO VIVEMOS?

Você sabe? Eu não sei hoje, soube ontem e, talvez, venha a saber, outra vez, amanhã.
As imagens que aqui ficam, pertencem ao concurso de fotojornalismo anual da WORLD PRESS PHOTO, que premeia as melhores fotos.
Repare bem no mundo em que estamos. Parece haver mundos diferentes. Parece não! Há.Mas, para os distinguirmos, temos de ser sensíveis às realidades de ambos. E as imagens não deixam dúvidas. São dois mundos dentro de um só… Lembram-se do Muro de Berlin? É essa a sensação que me ocorreu para dar a entender a ideia: A Alemanha é única, mas estava dividida… duas RFA e RDA num mesmo país.
Nestas imagens o que vemos? Num ambiente de guerra, destruição, drama… meninos “bem” passeiam em carro descapotável e tiram fotografias com telemóvel. Esta valeu o primeiro prémio a Spencer Platt, da Getty Images.


[O americano Spencer Platt, da Getty Images, venceu o World Press Photo of the Year. Sua foto mostra jovens libaneses dirigindo por um bairro de Beirute devastado por bombardeios israelitas - BBC]

Na outra, a que foi laureada com o segundo prémio, é de Arturo Rodrigeuz, da Associated Press. Mostra-nos o confrangedor e humano ambiente numa praia de Tenerife (Ilhas Canárias),com turistas a tratarem de socorrer imigrantes africanos que enfrentaram a morte no mar em busca de um refúgio para sobreviverem. Um confronto que dá para pensar em que mundo nós estamos, em pleno século XX, cada vez mais revelador das desigualdades sociais que erguem muros entre seres humanos, geram conflitos de alma e lutas sem esperanças e sem conteúdo, que façam sobreviver os desprotegidos.

[O espanhol Arturo Rodrigeuz, da Associated Press, foi o segundo colocado em reportagens com pessoas, com uma série de imagens de turistas ajudando imigrantes em Tenerife.- BBC]

CRÉDITOS - Estas fotos foram retiradas do site da BBC, no entanto, são exclusivos rigorosos da World Press Photo.


LEIA MAIS ...