quarta-feira, fevereiro 14, 2007


DIVUILGAÇÃO GRATUITA

Apresentação da Associação CAIS


A CAIS é uma Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos. Nasceu em 1994 e a sua missão situa-se no apoio à reinserção social da população sem-abrigo em Portugal.
O Centro CAIS, é um Centro de Dia, comunitário e polivalente. A sua prioridade é educar para uma vida dia lógica, para a autonomia e cidadania através da criação de diversas actividades e estratégias de intervenção social, junto da população sem-abrigo e de outros grupos sociais, afectados por situações de exclusão social ou outras privações sócio-económicas e culturais.
Com as Oficinas a CAIS acredita que é através da relação com os outros, do desenvolvimento de trabalhos artísticos ou de aquisição de conhecimentos profissionalizantes, do aumento da sua auto-estima, promovida através do prazer de exercer uma actividade, que se poderão construir novas plataformas de inserção na vida.
A Associação CAIS crê que é pela troca de experiências de vida entre grupos sociais muito diversificados, com as suas potencialidades e fragilidades, que a reabilitação social e profissional de gente à margem deve acontecer.

Assim sendo, tem como objectivos gerais:

  • Apoiar o desenvolvimento de competências individuais e sociais dos sem-abrigo (entre eles os vendedores da revista CAIS e outros grupos socialmente excluídos) através da ocupação dos seus tempos livres;
  • Fazer o acompanhamento social destes grupos em colaboração com outras instituições;
  • Implementar diversas actividades de lazer, formação profissional e educacional.

    Para além do apoio aos grupos socialmente excluídos tem como objectivo informar e sensibilizar agentes políticos e o público em geral. A CAIS, em parceria com outras instituições no terreno, tem também promovido o estudo e o debate das questões sociopolíticas que afligem de momento o nosso país, tal como a imigração e sua relação com a exclusão social.
    Para qualquer assunto, contacte com silvia.azevedo [mailto:silvia.azevedo@cais.pt]