sexta-feira, junho 17, 2005

Com "Os inseparáveis"



ZÉ POVINHO
130 anos

O aniversário do nascimento do Zé Povinho criado por Raphael Bordallo Pinheiro, em 1875, está a ser comemorado no Museu Nacional da Imprensa, em Portugal, com a exposição
Esta mostra integra-se na evocação do centenário da morte de Rafael Bordallo Pinheiro (1846-1905) que se comemora este ano e que o Museu Nacional da Imprensa tem vindo a promover desde Janeiro com o mote Bordallo Pinheiro: um génio sem fronteiras.
A exposição mostra a figura do Zé Povinho criado nas páginas de um dos primeiros jornais de Bordallo - o Lanterna Mágica - há 130 anos.
O Zé Povinho surgiu pela primeira vez a 12 de Junho de 1875 e permaneceu no lápis aguçado de Bordallo Pinheiro durante quase trinta anos, continuando depois da sua morte de várias formas e estilos, pelos seus discípulos.
Bordalo Pinheiro ficou inscrito na história da imprensa como um símbolo do jornalismo apaixonado, como alguém que está sempre do lado dos que não têm voz, nem poder; do lado do Zé Povinho.
A evocação é feita com uma exposição
polinucleada
(CLIQUE)
. Na sede do Museu, na Galeria da Caricatura, estão patentes mais de meia centena de desenhos feitos por Bordallo, para várias publicações, como António Maria, A Paródia, Lanterna Mágica, O Comércio do Porto Illustrado, Pontos nos iis, entre outras.
Fora do Museu, em vários locais públicos do Porto e Gaia - Restaurante Chez Lapin, na Ribeira; Café Progresso, no Largo Moinho de Vento; Livraria Lello; Estações de S. Bento e Campanhã; Boganicafé, Cais de Gaia e BragaParque (em Julho) - outras mostras, todas diferentes, com o Zé Povinho desenhado por discípulos de Bordallo, podem ser vistas pelo público em geral.
A exposição Zé Povinho, 130 anos pode ser vista na Galeria da Caricatura do Museu Nacional da Imprensa até 30 de Setembro, no seu horário habitual: todos os dias das 15h às 20h. O Museu está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo.