sexta-feira, junho 17, 2005

OS SEM ABRIGO VENCEM...

Registo


No caminho diário que percorro para chegar ao jornal, faço paragem obrigatória na "Praça de Espanha", (caramba a fila de carros conta mais de 30 e o semáfro é do século passado) e, aí, sempre encontro o mesmo casal vendendo a revista "CAIS". Eu os cumprimento com delicadeza. Gosto deles nem sei por que razão. Simpáticos. Exibindo a revista e oferecendo. Nunca comprei porque nunca me despertou a curiosidade. Eles já me conhecem e me saudam também com um sorriso que eu aprecio. Conto isto porque, hoje, deu-me para bisbilhotar o site da revista. Uma brochura modesta mas bem idealizada sobre o Mundial de Futebol de Rua, na redacção do jornal, chamou por mim. Li e fiquei surpreendido com o que li. Nem sabia disto que vos dou a oportunidade de conhecer. Leiam e fiquem certos de que neste MUNDO HÁ VALORES HUMANOS EXTRAORDINÁRIOS QUE MERECEM A NOSSA ESTIMA E ESTÍMULOS.
O Campeonato Mundial de Futebol dos Sem-abrigo é um evento internacional, que pretende usar o poder positivo e mediático do futebol, como forma de valorizar e alertar para as problemáticas da exclusão social e da pobreza em todo o mundo.A integração social através do desporto é uma estratégia de sucesso em muitos países, e a paixão unânime pelo futebol permite, de uma forma única, esbater fronteiras sociais.Este é um evento organizado pelo International Network of Streetpapers (Rede Internacional dos Jornais de Rua), do qual a Revista CAIS é membro desde 1995.Portugal não participou na primeira edição do Campeonato em 2003, porque preocupada com a publicação regular da revista que dá apoio, todos os anos, a cerca de 200 vendedores, a CAIS não dispunha de verbas para os trabalhos de selecção e preparação da equipa. No entanto, no ano do EURO 2004 e, simultaneamente, Ano Europeu da Educação pelo Desporto, Portugal não pode deixar de estar presente.A CAIS, como única streetpaper portuguesa, já fez a sua inscrição e tem a seu cargo organização da participação portuguesa. Estamos já a trabalhar para a criação de uma equipa de futebol de sem-abrigo, que represente o nosso país no segundo Campeonato, que realizar-se-à entre 25 de Julho e 1 de Agosto de 2004, na cidade de Göteborg, na Suécia.É necessário empreender esforços para que a representação de Portugal no Campeonato Mundial de Futebol dos Sem-abrigo Göteborg 04, se torne possível. A equipa portuguesa de sem-abrigo precisa do Vosso apoio, porque afinal, SEJA O FUTEBOL QUE FOR, A MESMA PAIXÃO!


Se este assunto despertou interesse e gostaria de saber mais sobre "CAIS" em Portugal e, através dele chegar a outras paragens neste nosso mundo que está inundado de pessoas sem abrigo, dou-lhe essa possibilidade oferecendo-lhe o clique apropriado para entrar no sítio ofocial. CLIQUE AQUI