quarta-feira, junho 01, 2005

efeméride


Quando eu era menino, havia milhões de outros meninos como eu... que eu conhecia os de minha terra e bairro e não conhecia mas sabia que eram meninos como eu, vivendo como eu numa sociedade abaixo da média, e, pior ainda do que eu, na sociedade baixa: Biafra, Senegal, Brasil, Portugal, América do Norte, México... e ao redor de todo o Mundo. Hoje, eu sou um homem maduro; crecsi, estudei, casei e... minha mulher Lena teve cinco filhos: quatro meninas e um menino. Sei o que é lidar com crianças. Sei quais os valores das crianças. Inocentes e sempre lindas! Hoje deixaram de ser meninas e menino. Cresceram como eu e até já tenho meninos. crianças, meus bisnetos: UM MENINO E UMA MENINA... crianças que HOJE TÊM O SEU DIA... tal como milhões de outras crianças, que crescem em ambientes que nem me atrevo citar: um pouco de tudo desde o mau e o menos mau. Questão de épocas. Questão de famílias... fruto do mundo cão em que vivemos. Nem os mais abastados são felizes... nem sabem ser felizes... vivem na ilusão de terem uma felicidade... mas estão mesmo enganados... Casam em castelos medievais, fazem pompas, descasam semanas depois, fazem cenas ridículas, abortam crianças com a maior das facilidades (crimes impagáveis...). Ou haverá alguém neste mundo louco que acredite que o dinheiro dá felicidade? Ajuda a viver... mas não há nenhuma "tabela de amor"... e não se confundam lugares comum da linguagem popular... sejamos inteligente e íntegros.
HOJE, DIA INTERNACIIONAL DA CRIANÇA! Na minha terra (Angola) não sei se hoje ainda é assim que se denomina o 1 de Junho: DIA DO PIÔ (Dia do Pioneiro). Piô, Piô... Que saudades dos Piôs eu tenho!