domingo, junho 26, 2005

NÃO SOU ECOLOGISTA. O tema desperta-me atenção não só pela curiosidade que sempre tive por assuntos não inseridos na minha parca cultura, como, também, por ter o hábito de me preocupar com questões que afectem a vida popular. Um pequeno introito para um assunto, que me é - com certa frequência - trazido às minhas caixas de correio electrónico sobre possíveis "irregularidades" em Rondónia, na Amazónia brasileira. Claro, não serei eu quem vai aclarar nada. Fico-me pelas minhas acções muito limitadas a fontes que o mundo reconhece serem fidedignas. Para esta edição, recorri à NASA, a DARLENE MENCONO (Século 21) e ao GOVERNO DE RONDÔNIA. Neste último citado, apenas um pequeno respigo, sobre a auto-promoção da chamada "Primeira dama" que andou a distribuir feijão por famílias pobres. E, apenas essa nota que fica aí em baixo inserida, dado que no site do governo de Rondônia, ao contrário do que esperava a reprodução do conteúdo está salvaguardado e impedido à divulgação:
Embora, no conteúdo desta síntese se vislumbre sem grande esforço cerebral, o quanto de preocupante nos deixa essa vastíssima zona brasileira (a maior do Mundo), escalpelizámos um pouco e algo mais encontrámos que se conjuga perfeitamente com alguns dos pormenores que revestem preocupações de, estou certo, alguns milhares de seres humanos. Esclareço que não estou a ser, nem racista nem separatista.
| Carlos Pereira



Por Darlene Menconi | Século 21

Espetáculo que encantou os exploradores do século XVI e os turistas de hoje, o encontro das águas na Amazônia (imagem à direita) é mais intenso do que se pensava. Na aparência, a água escura do rio Negro convive com a correnteza clara do rio Solimões por 100 km, sem se misturar, feito óleo nágua. Estudo franco-brasileiro provou que os rios se unem após 12 km, ou quatro horas de barco. Mais densa e veloz, a água do Solimões desliza para baixo da do Negro. Os pescadores há muito sabem que sob o negrume corre água diferente, mais nutritiva para os peixes.
A natureza, quem diria, contribuirá para o aquecimento do planeta. Estudo britânico publicado na revista Nature da semana passada mostra que as florestas (foto) e vegetais marinhos, que retiram gás carbônico (CO2) do ar para sobreviver, no processo de fotossíntese, despejarão cada vez mais gás na atmosfera por conta das mudanças climáticas resultantes do efeito estufa. O fenômeno está previsto para 2050.

NOTÍCIA PUBLICADA HOJE EM RONDÔNIA, NO SITE DO GOVERNO :
A primeira dama Ivone Cassol enfrentou hoje, durante todo o dia, numa verdadeira maratona de solenidades para entrega de mais de 8 toneladas de feijão para cerca de 1590 famílias carentes em 17 bairros de Porto Velho que preside a União dos Voluntários de Rondônia (Uveron). Cada família recebeu 5 quilos de feijão.


Última quadra da Estrofe do Hino de Rondânia
Azul nosso céu é sempre azul
Que Deus o mantenha sem rival
Cristalino muito puro
E o conserve sempre assim
Aqui toda a vida se engalana
De beleza tropical
Nossos lagos nossos rios
Nossas matas tudo enfim.


V- de VINGANÇA


As primeiras imagens oficiais de 'V de Vingança', adaptação da consagrada banda-desenhada de Alan Moore e David Lloyd para o cinema, foram recentemente divulgadas. Na imagem à esquerda é possível perceber a mudança estética radical sofrida por Natalie Portman para encarnar a personagem principal, Evey. A fotografia já tinha sido publicada numa revista da especialidade, mas esta é a primeira vez que a foto surge com boa resolução na internet. Na imagem da direitra vemos Hugo Weaving, o Agente Smith de 'Matrix' e o elfo Elrond de 'O Senhor dos Anéis', como o enigmático anarquista V. Este filme de suspense é adaptação da banda-desenhada de Alan Moore está a ser realizado pelo estreante James McTeigue (primeiro assistente de direcção da saga 'Matrix' e da última trilogia de 'Star Wars') e conta com um argumento da autoria dos irmãos Wachowski (que também foram argumentistas de BD antes de se dedicarem ao cinema). A acção passa-se em Inglaterra, num futuro próximo, num país agrilhoado por um regime totalitário. É aqui que um justiceiro mascarado pratica actos terroristas com o objectivo de restaurar a liberdade perdida. Depois das adaptações pouco felizes de 'From Hell' e 'Liga de Cavalheiros' há grandes expectativas de que esta seja finalmente a versão que faça jus à obra de Moore. O facto de este projecto ter uma equipa forte em vários sectores e as declarações que sublinham a sua vontade em manter-se fiéis à matriz original justificam estas expectativas.' A essência do filme é que não são as pessoas que devem ter medo dos governos, mas os governos que devem ter medo das pessoas', disse o produtor Joel Silver à 'Premiere'. No elenco deste filme estão, para além de Portman ('Perto demais'), Hugo Weaving ('Matrix'), John Hurt ('Hellboy'), Tim Pigott-Smith, Sinead Cusack ('Beleza roubada') e Stephen Rea.Este filme tem estreia prevista para o próximo dia 4 de Novembro, nos Estados Unidos e Inglaterra.