Embora, no conteúdo desta síntese se vislumbre sem grande esforço cerebral, o quanto de preocupante nos deixa essa vastíssima zona brasileira (a maior do Mundo), escalpelizámos um pouco e algo mais encontrámos que se conjuga perfeitamente com alguns dos pormenores que revestem preocupações de, estou certo, alguns milhares de seres humanos. Esclareço que não estou a ser, nem racista nem separatista. | Carlos Pereira

Por Darlene Menconi | Século 21 Espetáculo que encantou os exploradores do século XVI e os turistas de hoje, o encontro das águas na Amazônia (imagem à direita) é mais intenso do que se pensava. Na aparência, a água escura do rio Negro convive com a correnteza clara do rio Solimões por 100 km, sem se misturar, feito óleo nágua. Estudo franco-brasileiro provou que os rios se unem após 12 km, ou quatro horas de barco. Mais densa e veloz, a água do Solimões desliza para baixo da do Negro. Os pescadores há muito sabem que sob o negrume corre água diferente, mais nutritiva para os peixes.
A natureza, quem diria, contribuirá para o aquecimento do planeta. Estudo britânico publicado na revista Nature da semana passada mostra que as florestas (foto) e vegetais marinhos, que retiram gás carbônico (CO2) do ar para sobreviver, no processo de fotossíntese, despejarão cada vez mais gás na atmosfera por conta das mudanças climáticas resultantes do efeito estufa. O fenômeno está previsto para 2050. NOTÍCIA PUBLICADA HOJE EM RONDÔNIA, NO SITE DO GOVERNO :
A primeira dama Ivone Cassol enfrentou hoje, durante todo o dia, numa verdadeira maratona de solenidades para entrega de mais de 8 toneladas de feijão para cerca de 1590 famílias carentes em 17 bairros de Porto Velho que preside a União dos Voluntários de Rondônia (Uveron). Cada família recebeu 5 quilos de feijão.
Última quadra da Estrofe do Hino de Rondânia
Azul nosso céu é sempre azul
Que Deus o mantenha sem rival
Cristalino muito puro
E o conserve sempre assim
Aqui toda a vida se engalana
De beleza tropical
Nossos lagos nossos rios
Nossas matas tudo enfim.
Azul nosso céu é sempre azul
Que Deus o mantenha sem rival
Cristalino muito puro
E o conserve sempre assim
Aqui toda a vida se engalana
De beleza tropical
Nossos lagos nossos rios
Nossas matas tudo enfim.
V- de VINGANÇA











